Missão Diplomática: Qual Significado?

De fato a globalização tem lados positivos e negativos. No que tange à união dos povos em termos de econômica e política pode representa ponto positivo ao pensar que as guerras bélicas se transformaram em batalhas econômicas, com menor número de mortos e maiores chances de emergentes conseguirem conquistar a independência do neocolonialismo.

Não se pode ignorar o fato de que missões diplomáticas existem desde a antiguidade, quando membros de países tidos como mensageiros encaminhavam mensagens para reinos vizinhos no sentido de estabelecer a ligação com objetivos pacíficos ou não. Porém, a missão diplomática apenas aconteceu quando as nações de formaram como Estados e existiu a maior tendência de comunicação não apenas para evitar guerras como também ampliar as negociações no campo da economia ou política. Conheça o significado do que venha a ser “Missão Diplomática”.

Missão Diplomática: Qual Significado?

Missão Diplomática: Qual Significado?

Qual Significado Moderno De Missão Diplomática?

Representa conjunto de trabalhadores públicos de carreira (concursados) ou não que seguem para outro país no sentido de representa a presença da nação de origem em terras internacionais. Esse tipo de relação apenas pode acontecer entre Estados que não se encontram em guerra. Inúmeros são os casos de diplomatas que tiveram de regressar da missão por causa do início de conflitos bélicos entre dois territórios que antes se tratavam de forma fraternal.

Qual Significado Moderno De Missão Diplomática?

Qual Significado Moderno De Missão Diplomática?

Qual Diferença Entre Acreditante e Acreditador?

Acreditante: Estado que envia diplomatas para fazer missão diplomática em território estrangeiro;

Acreditador: Estado que aceita receber diplomatas estrangeiros que buscam missão diplomática para melhorar as relações entre ambas às partes.

Embaixadas e Missões Diplomáticas

Não se pode ignorar o fato de que nos dias atuais a formação de embaixadas em terras estrangeiras se relaciona de forma direta com o ato de fazer missão diplomática. Nesse sentido as duas palavras de modo oficial são consideradas sinônimos em grande parte dos países no mundo, seja no Oriente ou Ocidente do globo terrestre. Em termos práticos as missões servem para funcionar de forma permanente, não apenas transmitindo informações entre os poderes públicos como também facilitando a legalização de estrangeiros.

Representa espécie de escritório que se instala em cidades populosas, em grande parte dos casos na capital política ou econômica. O caráter permanente apenas encontra o final de ciclo quando as relações de ambos os países são negativadas, como no caso de guerra ou apoio ideológico contra a doutrina econômica e (ou) política. Vale ressaltar que as missões pode ser permanente residente ou não.

Estrutura Da Embaixada e Missões Diplomáticas

A embaixada representa local em que funciona o conjunto de instalações nas quais funciona a chancelaria, local para atendimentos ao público em geral, escritórios de agentes diplomáticos, gabinete central do embaixador, restaurantes, banheiros, entre outros aspectos que fazem parte dos serviços básicos ofertados por prédios comerciais. Grande parte dos funcionários precisam falar a língua nativa da embaixada e a linguagem de origem no país em que está instalada. Essa consiste em obrigação geral entre os diplomatas e o embaixador.

Residência: Interessante notar que o embaixador por vezes pode morar nas instalações que se encontra a própria embaixada, ou em outro edifício diferente situado na região na qual localiza a embaixada. De qualquer forma o embaixador precisa residir dentro ou próximo à embaixada para estar sempre à disposição, de forma principal nos casos emergenciais.

Missões e Representações Permanentes

Em termos de diplomacia podem existir também as missões ou representações que atuam de forma permanente em busca de alcançar objetivo em comum. Por exemplo, os trâmites da Organização das Nações Unidas tem o cunho de permanente. Outro exemplo se encontra na grande parte dos países que formam a União Europeia, cuja sede representativa se localizada em Bruxelas, na Bélgica. Não se ignora ainda as missões denominadas “nunciaturas apostólicas” que se relaciona de forma direta com os tipos de missões que acontecem em nome do Vaticano.

Um Pouco De História: Missão Diplomática

A história aponta de forma clara que a prática de missão diplomática existe desde quando as cidades começaram a se formar como estados e aumentou a necessidade de existir comércio ou discussões sobre guerras. Entre os exemplos clássicos nos principais livros que discutem o assunto vale o destaque na troca de oradores entre Grécia e Roma Antiga. Mesmo estando em guerra existia espécie de protocolo ético no qual os representantes pacíficos não pudessem receber ataques físicos ou serem presos, capturados como escravos.

Na prática o sistema de envio dos oradores durou centenas de anos, seja para negociar tratados de paz ou para melhorar as relações em termos de economia e política. Grande parte dos especialistas converge ao afirmar que o modelo moderno de missão diplomática tem origem embrionária do Império Bizantino. Estados italianos começaram a promover a discussão em alto nível para que juntos formassem uma potência econômica e militar.

Todavia, não foi antes do ano de 1815 que as missões foram protocoladas de forma global, momento no qual acontecer o Congresso de Viena, tentativa de diminuir o número de guerras entre cidades-estados e aumentar o nível pacífico sob as óticas das relações políticas e econômicas. Não se pode ignorar o fato de que após as duas grandes guerras mundiais que aconteceram na primeira metade do século XX existiu necessidade de reformar os conjuntos de regras no sentido das missões se adaptarem à realidade das nações.

Interessante notar que antes da década de sessenta do século vinte esse tipo de missão tinha o cunho de legação, o que de forma prática representa ponto de menor status do que a embaixada. Porém, em pleno auge da Guerra Fria aumentou o nível de generalização no sentido de fazer a promoção em termos legais à embaixada e por consequência o termo “missão diplomática” caiu em desuso.

Existem diferentes tipos de hierarquias dentro das missões diplomáticas. No topo da pirâmide do comando existe o embaixador, ou seja, o chefe oficial que foi escolhido por poder executivo entre a disponibilidade de diplomatas concursados. Ao que tange ao termo delegação diplomática importante notar que consiste no número de trabalhadores que trabalham na embaixada, sejam os mesmos embaixadores ou não.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.