Curso Para Sogras

O Curso Ensina, Entre Outras Coisas, a Não se Meter na Vida dos Filhos!

Preocupados com o numero de divórcios devido à crescente intromissão das mães nos relacionamentos dos filhos, uma arquidiocese italiana resolveu criar um curso inovador e muito polemico: um curso para sogras. O curso, intitulado de “Famílias em diálogo, como ser pais eficientes com filhos que vivem a experiência de casal” é organizado e oferecido pela arquidiocese da região de Friuli, com patrocínio da prefeitura da cidade de Udine, ao norte da Itália.

Curso Para Sogras

Apesar do nome suave, o objetivo do curso é claro: como ensinar as mães que os filhos casados possuem uma nova família agora, e portanto elas não devem se meter em suas vidas. O curso é sério e possui uma carga horária bem puxada: são três aulas por semana. O curso é oferecido gratuitamente, e é possível participar sozinho ou em casal (afinal, os sogros também dão trabalho para os filhos, noras e genros!).

Contos

Conteúdo do Curso

Durante o curso são utilizadas técnicas de terapia em grupo, onde os psicólogos ensinam os pais a não se intrometeram na vida do casal, além de incentivar que os alunos realizem atividades que estimulem o uso do tempo de forma produtiva, evitando que a distração seja o casamento dos filhos. Outro assunto abordado é como não interferir na criação dos netos. Os alunos são estimulados a participar da educação dos netos, porém respeitando os limites e regras estabelecidos pelos pais, assim como a educação que estão dando para os filhos.

Piadas

Os psicólogos tentam mostrar a essas pessoas que elas podem e devem se preocupar com elas mesmas. Acontece que durante o casamento, depois que um casal tem um filho, os pais costumam se voltar para eles totalmente, esquecendo de sua própria relação como casal. Depois que os filhos crescem e casam, os pais tem dificuldade de assumir uma vida independente novamente.

Motivação

A motivação para a criação do curso partiu do fato de que a intromissão dos pais é uma das maiores razões de divórcio no país. De cada dez casamentos, três terminam por influencia direta de crises provocadas pelos pais de um dos cônjuges. Em algumas localidades italianas o índice é bem maior: chega à metade dos casamentos desfeitos. De acordo com os advogados consultados pela arquidiocese que oferece o curso, a intromissão dos sogros seria tão grave quanto à infidelidade conjugal, e contribuiria da mesma forma para o divórcio. O maior problema é a mãe do noivo, de acordo com os dados apontados. As sogras tendem a competir pelo filho com as noras, o que torna a convivência insuportável a ponto do casal optar pela separação. Imagina se a moda aqui no Brasil? O que ia ter de gente inscrevendo os sogros para o curso não ia ser mole não…

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.