Conga Inesquecível e Universal

Se alguém lhe perguntar “o que é uma conga?”  você tem três alternativas de respostas possíveis:

Conga é um instrumento musical de percussão, um tambor de origem da cultura cubana muito parecido com o atabaque  e que possui forma semelhante a um barril;

Conga do Amor

Conga do Amor

Conga é um estilo de musica latino-americana, também de origem cubana que surgiu como uma espécie de carnaval naquele país e foi sucesso nos Estados unidos década de quarenta. A dança foi muito popular nos salões da época e sua coreografia era rica em chutes laterais e saltos para frente e para trás, num estilo bastante marcante.

Música

Música

Conga é simplesmente um tênis inesquecível.

Qual dessas respostas você marcaria?

As três respostas estão corretas, entretanto a resposta de 99% dos entrevistados com certeza seria de que conga é a marca de um tênis tão inesquecível quanto popular, que esteve na moda por muito tempo.  Azul marinho, preto, vermelho ou branco, com cadarços e solado branco e a biqueira redonda, inconfundível…quem não usou ou não quis usar um conga?

Conga Inesquecível e Universal

Conga Inesquecível e Universal

O Conga foi uma dessas modas que faz história, hit da moda jovem que marca época, e era utilizado tanto como peça de uniforme nas escolas publicas como pelos jovens mais abastados, talvez esse tenha sido o segredo de um calçado tão modesto fazer um sucesso tão grande, a universalidade, a unanimidade, todo mundo, independente de classe social usava conga. Tal qual as havaianas de hoje em dia…que não usa ou usou uma havaiana?

Vamos contar um pouquinho da história dos tênis conga, eles chegaram no mercado em 1959, época em que os tênis não eram vistos como um produto de qualidade. O Conga esporte mudou esse conceito, fabricado de lona e de borracha, os tênis eram confortáveis, maleáveis e duráveis, iniciando um novo conceito de tênis no mercado. Eram usados para a escola, para a pratica de esportes, para a azaração, para festas jovens e até para o trabalho. Os tênis conga estiveram no mercado no formato original até a década de 80, quando então passaram a surgir os novos conceitos de tênis como conhecemos hoje, adaptados a diferentes tipos de atividades e impacto. No entanto a nossa estimada conga evoluiu muito no período em que foi fabricada, chegando a vender 20 mil pares por ano, sucesso absoluto e inquestionável. Em 2001 a conga foi relançada no mercado, com novas cores e padrões, porém mantendo seu bico arredondado e saliente que foi sempre sua marca característica, fez sucesso novamente, chegou a subir nas passarelas das grifes, mas não atingiu a popularidades dos tempos idos, quando a conga era única e universal, andava nos pés de todos.

Talvez tenha sido essa universalidade, esse poder de igualar todas as pessoas que tenha feito da singela conga um tênis tão marcante na vida de milhares de pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.