Australian Open

Mais conhecido no Brasil como o Aberto da Austrália, o Australian Open se trata de um grande torneio de Tênis que acontece anualmente na cidade de Melbourne, localizada na costa sul da Austrália e considerada como a segunda maior metrópole do país. Este aberto foi realizado pela primeira vez no ano de 1905 e as disputas foram realizadas em quadras de grama até o ano de 1987, quando passou, então, a ser disputado em quadras de superfície mais dura como as de Melbourne Park. O Australian Open é um dos quatro torneios do Grand Slam e juntamente com os torneios de Rolan-Garros, Winbledon e o Aberto dos Estados Unidos formam o Grand Slam, termo criado para intitular o grande feito de conquistar todos os torneios anteriormente citados, os quais são considerados como os torneios mais importantes do tênis na atualidade.

Melbourne

História

Em sua primeira edição no ano de 1905 o Torneio era conhecido como The Australasians Championships, vinte e dois anos depois, em 1927, passou a ser chamado de Australian Chanpionships e somente no ano de 1969 foi que passou oficialmente a ser chamado de Australian Open. Desde sua primeira edição o evento ocorreu em 5 cidades australianas diferentes e em 2 cidades neozelandesas, das quais, 54 vezes foram na cidade de Melbourne, 17 vezes na cidade de Sydney, 14 vezes na cidade de Adelaide, 7 vezes na cidade de Brisbane, 3 vezes em Perth, 1 vez em Christchurch e 1 vez em Hastings. O torneio é disputado somente na cidade de Melbourne desde 1972 quando foi decidido que seria melhor que acontecesse na mesma cidade ano após ano para efeitos de melhor planejamento e organização do evento.

Os Maiores Campeões

Encabeçando a lista dos maiores campeões do Simples Masculino temos o ex-tenista australiano Roy Emerson com 6 títulos, em seguida, com 4 títulos, temos empatados os ex-tenistas Jack Crawford, Ken Rosewall e Andre Agassi e, finalmente, com 3 títulos cada, temos empatados na terceira posição os grandes nomes do tênis James Anderson, Rod Laver, Adrian Quist, Mats Wilander, Pat O’Hara Wood e Roger Federer. Já no Simples Feminino temos encabeçando a lista a ex-tenista australiana Margaret Smith Court que conseguil a grande façanha de conquistar 11 títulos do torneio, em seguida temos a ex-tenista e também australiana Nancye Wynne-Bolton que conseguil conquistar 6 títulos do aberto e na terceira posição, a ex-tenista francesa Daphne Akhurst que conquistou 5 títulos do torneio.

Campeão

Prêmios e Pontos

No Australian Open os prêmios e pontos são distribuídos por rodada e variam de acordo com o avanço dos jogadores durante o torneio. A pontuação é fixa e segue a seguinte prospecção: 10 pontos para a primeira rodada, 45 pontos para a segunda, 90 pontos para a terceira, 180 pontos para as oitavas de final, 360 pontos para as quartas de final, 720 pontos para a semifinal, 1200 pontos para o finalista e 2000 pontos para o vencedor no ranking da ATP. Já a premiação não é fixa e varia com o passar dos anos, sendo que para o ano de 2010 temos as seguintes quantias como premiação: A$19.500,00 para a primeira rodada, A$31.500,00 para a segunda rodada, A$52.000,00 para a terceira rodada, A$89.000,00 para as oitavas de final, A$200.000,00 para as quartas de final, A$400.000,00 para a semifinal, A$1.050.000,00 para o finalista e A$2.100.000,00 para o vencedor, sendo que a sigla A$ refere-se à moeda australiana que é o dólar australiano.

Premios

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.