Surrealismo

Cunhado que foi por André Breton, esse termo surrealismo se baseia numa idéia de Guillaume Apollinire que era de um “estado de fantasia supernaturalista” sendo que o verdadeiro sentido para essa idéia é de um afastamento total dessa realidade comum, e isso desde o primeiro manifesto acontecido em 1924, o movimento surrealista já celebrava. De acordo com o pensamento de André Breton o que existe em vigência é uma grande contradição entre aquilo que Foi Apenas um Sonho e a realidade, e é preciso resolver esta questão criando uma realidade que seja absoluta. Para os surrealistas a importância de um mundo irracional e o inconsciente está diretamente relacionada com o uso feito livremente pelos artistas, da psicanálise e da obra de Sigmund Freud. Isso permite a exploração através das artes, dos impulsos ocultos das mentes e também do imaginário. O surrealismo se opõe diretamente as tendências construtivas e de retorno a ordem que floresceram na Europa depois da Primeira Guerra Mundial.

Pintores

Pintores

Alguns representantes do movimento

Esse que foi um movimento artístico e literário acabou reunindo artistas que antes faziam parte do Dadaísmo e têm em Max Ernst, Salvador Dali e René Magritte, alguns de seus representantes no que se refere ao campo de artes plásticas. Na literatura temos o nome de André Breton que se destaca entre os Escritores da Liberdade de expressão que o surrealismo prega. No cinema Luiz Buñuel figura como representante do movimento, mas não esqueça que a lista completa de representantes seria impossível veicular pelo grande numero de artistas, estes são apenas alguns dos muitos que se destacaram.

Caracteristicas

Caracteristicas

Idéias

Para os surrealistas as idéias e valores ditos burgueses como: família, pátria, religião, o Trabalho Duro e mesmo a honra devem ser rejeitados, pois são considerados como uma ditadura para a razão. Segundo a nova ordem, o homem deve ser liberto fazendo uso de recursos como humor, sonho e também da contra lógica que nega tudo em que acreditavam incluindo até mesmo o decoro. Embora os surrealistas tenham se aproximado das vanguardas positivas chegando mesmo ao diálogo com os comunistas está, entretanto, pela sua proposta, mais próximo das vanguardas negativas como é o caso do Dadaísmo de onde surgiu, embora de maneira parcial. Segundo o surrealismo a arte é produto de cidadãos comuns e não de gênios.

Surrealismo

Surrealismo

Difusão

Na Europa e Estados Unidos a difusão do surrealismo se fez de maneira rápida e é possível fazer um rastreamento do movimento através de obras de artistas diversos. O mesmo acontece na Romênia, Bélgica e Alemanha. Também na América do Sul e Caribe existem nomes como Roberto Matta e Wifredo Lam que se afinam com o movimento. Não Esqueça que nos dias atuais a arte pop e o expressionismo abstrato continuam se inspirando no surrealismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.