Grafite de Rua

O grafite de rua é uma arte que quando expressa com boas intenções mostra uma imagem bonita e dá um visual diferente a um ambiente, é um estilo de pintura geralmente encontrado em locais mais urbanos e geralmente tem uma grande ligação com o hip hop. A arte de grafitar é um dom, em que são combinadas muita habilidade de desenho e uma grande criatividade, fazendo com que um simples muro vire uma verdade obra de arte.

A origem deste nome “grafite” vem de longe, desde a época do império romano, quando o nome era dado às inscrições feitas em paredes, ou seja, considera-se um grafite toda e qualquer inscrição caligrafada ou desenho pintado em um local que não é normalmente previsto para se fazer a pintura. Algumas pessoas não admitem este tipo de arte, achando que é um ato controverso e confundindo o valor artístico do grafite com a pichação, algo que não deve acontecer, já que os propósitos são totalmente opostos. Vamos ver agora uma galeria de fotos que retratam a arte de rua, o grafite.

 

Origem do Grafite

O grafite teve sua origem na Itália antiga, com inscrições e desenhos em esculturas e paredes. Na verdade, o primeiro grafite foi encontrado em 1851 nas ruínas de Pompeia. Pintura em calçadas, e outras formas de grafite, ainda são comuns até hoje em Roma.
Os romanos consideram o grafite como uma forma de arte urbana, mas muitos ocidentais o consideram como um ato de vandalismo. A não ser nos casos em que os proprietários permitem que muros e calçadas sejam grafitados. O grafite pode incluir desenho, a pintura e a escrita, ou uma combinação dos três.
Além do grafite usado como forma de arte, há também quem use para “marcar território”, é uma forma de demarcar áreas públicas para evitar que outros grupos se aproximem.

 

Vídeo de Grafite de Rua

 

http://www.youtube.com/watch?v=210hZ7U3cMA&feature=fvst

 

Grafite em Capacetes

 

no images were found

 

Grafites com Nomes

 

 

Artistas do Grafite

Existem muitos grafiteiros que são famosos em todo o mundo, que são considerados verdadeiros artistas urbanos. Alguns ícones do grafite são:

  • Jean Michel Basquiat
  • Os Gêmeos (os irmãos Otávio e Gustavo)
  • Binho Ribeiro
  • Nina Pandolfo
  • Nunca
  • Tinho
  • Pato e Flip

Spray para Grafite

Para se tornar um grafiteiro é necessário, além de talento, ter um bom material. Os sprays para grafite podem ser encontrados em preços que variam de 10 a 25 reais, de acordo com a marca. Quem mora em São Paulo, pode encontrar facilmente os sprays para grafite na famosa “Galeria do Rock”.

Uma das marcas mais usadas pelos grafiteiros profissionais é a Collorgin. Ela custa um pouco mais caro do que as outras, mas dará uma grande diferença no resultado final do trabalho.

 

 


Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário