Esculturas Famosas

Selecionamos as 10 esculturas que são consideradas as mais famosas no mundo. Veja alguns detalhes sobre cada uma delas e onde elas podem ser vista!

Imagem de Amostra do You Tube

1- David de Michelangelo realizada entre os anos de 1501 e 1504 – escultura renascentista.

A obra do italiano Michelangelo mede 4,10 metros de altura e foi feita toda em mármore. David é um homem em pé e sem roupas. É uma representação do David retratado na bíblia. Não é por acaso que esse grande nome da arte italiana escolheu retratar uma personagem bíblica. Nesta época, esse assunto era um dos preferidos dos artistas florentinos.

O David de Michelangelo foi feito sob encomenda e junto com outras estátuas deveria fazer parte da fachada da Catedral da cidade Toscana. Porém, acabou indo para uma praça pública, onde fica localizado o Palazzo della Signoria. Na época, o lugar abrigava a sede do governo da cidade e a inauguração da praça com a estátua aconteceu em setembro do ano de 1504.

No ano de 1873, a estátua de David deixou a praça e foi ser abrigada na Galeria Academia de Florença. No seu lugar, foi colocada uma estátua idêntica, que pode ser vista até hoje.

2- Vênus de Milo realizada entre 100 e 130 aC – escultura em mármore.

Acredita-se que a Vênus de Milo retrataria Afrodite ou chamada pelos romanos de Vênus, uma das deusas dos gregos, neste caso, da beleza e do amor.

A obra foi atribuída no primeiro momento ao escultor Praxíteles, mas um tempo depois, Alexandros de Antioquia foi apontado como o autor, graças a uma inscrição que pode ser observada no pedestal onde se encontra a estátua.

A Vênus de Milo mede 203 centímetros de altura e foi toda feita em mármore. A obra ficou sem os braços e pode ser admirada em Paris, no Museu do Louvre.

3- O Pensador do francês Auguste Rodin – feito em bronze

É uma das estátuas mais importantes entre as obras de Rodin. Inicialmente “O Pensador” era chamado de “O Poeta” e a obra foi produzida atendendo um pedido da comissão de um dos grandes museus de Paris, o Musée des Arts Décoratifs. A ideia era que o lugar tivesse uma porta imponente.

Para esculpir a obra, Rodin se inspirou no tema da “Divina Comédia” de Dante Alighieri, no portão do inferno descrito pelo autor na sua obra.

Assim como Michelangelo, Rodin deixou a sua obra nua, para dar um viés de figura de um herói e representar a poesia e o pensamento.

A estátua pode ser vista no museu em Paris que leva o nome do artista. Porém, espalhados pelo mundo podemos ver cópias, algumas em tamanhos maiores do “O Pensador” de Rodin.

4- A Pietá  de Michelangelo esculpida em mármore.

Outra estátua importante de Michelangelo é a Pietá que retrata a Virgem Maria que tem nos seus braços Jesus Cristo.

Foi depois de esculpir essa estátua que Michelangelo tornou-se um artista conhecido. O trabalho foi atendendo a um pedido, no ano de 1498.

A escultura foi feita usando um único pedaço de mármore, no ano de 1498, quando Michelangelo tinha ainda somente 20 anos. A obra pode ser vista no Vaticano, na Itália.

5- Lady Justiça ou Dama da Justiça.

É uma estátua que não tem  o seu nome associado a nenhum artista, mas nem por isso deixa de ser conhecida no mundo todo. Principalmente, porque passou a fazer parte da decoração dos tribunais em diversos países.

Outros nomes também são atribuídos a ela, como Justiça Cega ou Balança da Justiça.

6- Hermes e o Dionísio Menino – escultura grega conhecida em 1877.

Essa escultura grega também é chamada de Praxíteles ou Hermes do Olímpio e foi descoberta em meio as ruínas de Hera, o templo localizado em Olímpia.

Não existe consenso entre os historiadores de que a estátua seja mesmo obra de Praxíteles. A única documentação que levaria a tal informação é uma observação feita por um viajante da época.

7- Outra obra de grande destaque de Rodin “O Beijo” esculpida em mármore – 1889.

A escultura seria um retrato de um nobre italiano que viveu no século 13 cujo nome era Francesca Matatesta. Ela foi importalizada na obra de Dante Alighieri “O Inferno”. A sua história é de uma nobre que se apaixona pelo próprio cunhado, Giovanni Malatesta, que era chamado de Paolo. Ele era o irmão mais novo do seu marido.

O romance do casal termina com o assassinato dos dois pelo marido de Francesca.

Na escultura de Rodin, o livro que conta a história desse amor mal sucedido pode ser observada nas mãos de Paolo. E apesar de se chamar “O Beijo” dá para observar que um lábio não encosta no outro, porque Rodin queria dizer que o amor foi interrompido.

8- O Arremeso de Disco concluída entre 460 e 450 aC – escultura em bronze.

A obra original em bronze foi perdida no tempo e jamais recuperada. Porém, foi feita uma segunda, uma cópia romana, esta em mármore.

Seguindo a tradição do atletismo grego a estátua está nua.

9-De Sylva Judson Shaw a  estátua da Menina Pássaro foi criada no ano de 1936.

A artista fez a obra em Illinois, no Lake Forest. Apesar de ter sido esculpida em 1936 e atualmente ser considerada uma das esculturas mais famosas do mundo, ela só tornou-se conhecida no ano de 1994. O motivo foi ter ilustrado a capa de um romance “Meia- noite no Jardim do Bem e do Mal”.

A estátua foi feita em bronze e mede 50 centímetros de altura. Se trata de uma moça usando um vestido simples e com a cabeça virada um pouco para esquerda, com olhos tristes.

Hoje a obra pode ser vista no Museu Histórico de Savannah.

10- O David de Donatello, em bronze,  foi produzido na década de 1440.

Donatello também produziu o seu David, em bronze, que acabou se tornando uma das esculturas mais famosas do mundo. Foi a primeira escultura de um homem em pé sem suporte feita com bronze fundido.

A obra foi produzida no período renascentista e entrou para a história da arte como o primeiro nu masculino feito na antiguidade.

O David de Donatello tem um sorriso enigmático e não existe uma data considera por todos os historiadores de arte. As datas, segundo estudos, da produção de David de Donatello, pode variar entre os anos de 1420 e 1460.

A arte não se limita apenas a uma pintura em quadro, feita por um grande pintor renomado, mas ela parte de um principio muito amplo e seu significado pode variar muito, valendo como uma obra de arte um artesanato, uma escultura, a composição de uma música, a apresentação de um teatro, uma poesia, uma dança, uma fotografia e até mesmo um filme, tudo é arte de uma forma geral. Vamos aqui ver um pouco mais sobre as esculturas famosas que surgiram no decorrer da história da cultura do nosso povo. Ao pé da letra uma escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial e existem muitas técnicas de se trabalhar os materiais, como a cinzelação, a moldagem, a fundição e a aglomeração de partículas para criação de um objeto. Podemos definir como cinzelação a aplicação de peças metálicas, como o ouro, bronze e prata, em obras de arte esculpidas. Já a moldagem é o processo em que são obtidas peças usando matéria prima não solida, que pode ser liquido, pó ou argila. E a fundição é o meio de dar forma à matéria prima através da fusão, usando-se neste caso um molde pré fabricado onde será despejada a matéria prima fundida. Dentre as mais famosas esculturas já vistas até hoje vamos ver a seguir algumas fotos que destacam estas belezas da arte:

3 comentários

  1. cadê o nome das artes

  2. Gostaria de saber os nomes eos autores das esculturas. Por favor!

  3. gstaria de saber o nome das escutoras por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>