Barroco

O Barroco foi uma escola literária que compreendeu os anos 1600 até o início de 1700. Além da literatura, o Barroco também compreende as pinturas, músicas, esculturas e arquiteturas da época. Conheça agora um pouco sobre a Literatura Barroca. O nome Barroco provavelmente teve origem numa palavra utilizada no século XVI usada para denominar um tipo de pérola que tinha forma irregular. O que é uma palavra bem adequada para se definir o estilo, já que uma das principais características do Barroco, a tensão, que é uma visão de mundo que busca a fusão do velho como o novo, causando a intensificação do uso de recursos estilísticos.

Arte

Temas Frequentes do Barroco

Para expressar suas visões de mundo e suas maneiras de analisarem a realidade, os escritores barrocos abordaram temas bastante contraditórios. Estes são alguns temas freqüentes em textos barrocos: solidão, sentimento de agonia, sentimento de passagem irremediável do tempo.

Caracteristicas

Uso de Figuras de Linguagem

Ao expressar todos esses sentimentos, o escritor barroco utilizava com frequência muitas figuras de linguagem. Conheça a seguir algumas delas.

  • Metáfora – Uma espécie de comparação direta. Os escritores barrocos consideravam o mundo como algo sem nitidez, irregular e para melhor descrever esse sentimento usavam a metáfora em ao invés de dizer o nome comum das coisas. Como por exemplo no trecho a seguir onde coloca a palavra nuvem para dar a ideia de tristeza.

“Não sei que nuvem trago nesse peito, Que tudo quanto vejo me entristece…” (Alexandre de Gusmão)

  • Antítese – Oposição de ideias. Talvez este seja o elemento fundamental do Barroco, já que a antítese revela o contraste que o escritor vê em quase tudo. Como por exemplo, a oposição entre carne e espírito, sensualismo e misticismo, céu e terra, etc.
  • Paradoxo – Ideias contraditórias juntas num mesmo pensamento. Observe um trecho onde Gregório de Matos expressa um paradoxo sobre a paixão:

“Ardor em coração firme nascido!

Pranto por belos olhos derramado!

Incêndio em mares de água disfarçado!

Rio de neve em fogo convertido.”

Barroco

Principais Escritores

Gregório de Matos – Passou pela história da Literatura Brasileira como o poeta maldito. Ele ficou conhecido como o “Boca do Inferno” devido as ácidas críticas que fazia à sociedade de seu tempo através de suas poesias satíricas, onde não poupava nem os aristocratas, nem o clero e nem mulheres. Padre Antônio Vieira – Foi o mais famoso orador sacro do Brasil-Colônia, que desempenhou missões jesuíticas, atuou como professor de retórica no Colégio de Pernambuco e participou ativamente da política do rei D. João IV, em Portugal e no Brasil. Com seus sermões Vieira persuadia o povo através de um discurso veemente, onde não faltava o uso de figuras de linguagem, comparações, antíteses, metáforas, hipérboles, etc. No sentido de despertar a consciência do ouvinte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.