Bronzeamento Artificial

Bronzeamento Artificial

A véspera da entrada do verão, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, anunciou dia 11 de novembro que as câmaras de bronzeamento artificial estão proibidas, pelo menos pra fins de embelezamento, ou seja, só poderão ser usadas se for para tratamento de saúde. A medida surpreendeu negativamente todos que tem casa de beleza com esse tipo de equipamento, afinal, esta é a época do ano em que todos costumam cuidar da estética corporal para poder mostrar seu corpo sem preocupações.

A determinação tem o apoio de dermatologistas que há muito alertam para os prováveis riscos que esse tipo de procedimento pode causar a saúde em medio e longo prazo. No Rio Grande do Sul os donos de clinicas de estética e beleza se encontram insatisfeitos, pois não sabem o destino que darão aos equipamentos usados para o bronzeamento e também se encontram preocupados em busca de alternativas para atender a grande clientela que já começava a se preparar para o verão não somente malhando, mas também buscando a cor de pele desejada, nas câmaras de bronzeamento artificial.

Máquina

Máquina

O Porquê da Proibição

A medida foi tomada com base em estudos feitos pela Agencia Internacional para Pesquisa do Câncer que é vinculada a Organização Mundial de Saúde. O alerta da entidade é para o risco que as pessoas correm de contrair câncer devido à exposição que se submetem a radiação ultravioleta. É preciso que se fique alerta para esse tipo de possibilidade, de nada adianta se proteger do sol com medo de um câncer de pele e ir se sujeitar ao mesmo risco, só que de outra forma, portanto, mais atenção aos procedimentos de estética a que você está se sujeitando.

Cama

Cama

A fiscalização do cumprimento da determinação será feita pelos agentes de saúde locais sendo que a multa para quem descumpre a regulamentação é bastante pesada podendo variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Dependendo do caso a clinica pode até ser interditada. A resolução foi publicada dia 11 no Diário Oficial da União e foi aprovada pela comunidade médica que há muito vinha condenando o uso de câmaras de bronzeamento para fins estéticos. Além de aumentar a probabilidade de ter câncer, a técnica pode ser causa de envelhecimento precoce.

Bronzeado

Bronzeado

Contestação a Medida

Os profissionais em bronzeamento, entretanto contestam, através de sua entidade de classe, a medida tomada, alegando que até hoje não existe nenhum caso de câncer que tenha comprovação de ter sido causado pelo bronzeamento artificial. Ontem muitos ainda não sabiam da medida e mantiveram as sessões que já estavam marcadas. Por certo a estética feminina não vai ficar prejudicada, alternativas como os cremes autobronzeadores e o bronzeamento a jato já estão em pauta, sendo que neste último é aplicado um liquido na pele que causa uma reação tornando-a escura. O procedimento deve ser feito nas clinicas de estética e tem uma duração que vai de quatro a sete dias. Dizem que os dois são procedimentos seguros, porém não esqueça que usar protetor solar é sempre uma garantia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.