Tiranossauro

Interessante notar que o Tiranossauro Rex está entre os dinossauros mais famosos do mundo não apenas por causa dos diversos achados que se relaciona com o seu corpo e comportamento como também em consequência de estar no topo da cadeia alimentar enquanto estava vivo, antes que a chuva de meteoros acabasse com a vida das espécies que ocupavam o globo terrestre.

Esqueleto Fóssil: Tiranossauro Rex

Interessante notar que mesmo com a decomposição dos ossos de animais do gênero cujos ossos ficam cobertos por estruturas naturais, com o passar de milhões de anos os depósitos sedimentares fazem com que aconteçam erosões que ajudam no sentido de encontra o esqueleto fossilizado da espécie e por consequência ajudar a estudar como funcionou o seu comportamento.

Perfil do Tiranossauro Rex

De acordo com estudos de cientistas que tentam compreender o comportamento da espécie existem diversos tipos de cicatrizes em grande parte dos restos mortais, o que representa uma vida agitada e repleta de combate entre outros dinossauros por conta da luta por sobrevivência por diversos motivos, de forma principal em termos de alimentação.

Há pesquisadores que aponta o Tiranossauro Rex como o rei dos dinossauros, capaz de vencer qualquer tipo de animal em combate por causa da força incrível que existe na mordida repleta de dentes enormes. Interessante notar que mesmo após milhões de anos da extinção representa um dos animais mais famosos do mundo por conta do aumento de pesquisas que se relacionam com a compreensão do comportamento.

Um das grandes evidências que ficou clara depois de achados no começo do século XX se encontra no fato de que ao contrário da crença do passado os Tiranossauros Rex são lagartos e não répteis. Enquanto a grande parte dos dinossauros contemporâneos tinha dieta do tipo herbívoro se pode dizer que o Tiranossauro Rex estava na classe dos carnívoros e estava entre as maiores famílias da época.

Mordida do Tiranossauro Rex

De forma prática tinha o comportamento como um matador em série que não enxergava limites em atacar membros de outras famílias em consequência do poder que tinha na boca, de forma principal por causa dos dentes que além de pontiagudos também eram gigantes e tinham a capacidade de matar de forma rápida. Aspecto a se considerar no dente estava no formato de cerra que ajudava no ato de realizar o ataque. O principal dente tem tamanho que excede o valor de trinta centímetros de altura.

Não se pode ignorar o fato de que pelo menos metade do tamanho estava compostos por raízes que serviam para reforçar o ato da mordida sem aconteceram danos. Interessante notar que para ajudar no ataque a espécie contava com mandíbula do tipo maciço, o que de acordo com especialistas ajudava para aumentar o nível de potência na mordida.

Movimentação do Tiranossauro Rex

Especialistas indicam que a espécie de dinossauro tinha a máxima capacidade de realizar movimentos contínuos e rápidos que ajudavam de forma prática nos passos à caçada. A movimentação do dinossauro em si estava composta por conjunto de movimentos eretos, visto que para ajudar no caminho existia a necessidade de apoiar a causa ao solo.

Apesar do alto grau de ferocidade que espantava até mesmo os dinossauros grandes, vale ressaltar que as características corpulentas não ajudavam no quesito da agilidade e por consequência as espécies rápidas tinham chances de escapar dos movimentos do tirano que quando corria fazia inclusive o solo tremer. De forma prática a sua movimentação acontecia com o corpo paralelo para a terra. No sentido de aumentar a velocidade quando estava correndo, por vezes o animal erguia a calda como uma espécie de contrabalanço do peso ao relacionar com a presença da sua cabeça gigante.

Especialistas começaram a compreender com melhor qualidade o nível de movimentação dos animais do gênero ao analisar os fósseis que trazem os ossos que estavam compostos na estrutura das pernas. Com análises detalhadas foi percebido que o movimento do dinossauro acontecia dessa forma por conta dos tendões que ficavam afixados nos músculos para a região na qual se localiza os ossos.

Não se pode ignorar o fato de que a força do dinossauro não estava apenas na mordida como também nas características compostas nas pernas. Em termos práticos não existe semelhança com qualquer outra criatura pesada e que tem movimentação de modo lento e pouco preciso. Esse tipo de característica presenta nas pernas fazia o Tiranossauro Rex ser ágil e preciso não apenas na movimentação como também no ato de realizar a caça.

Carniceiro dos Braços Curtos: Tiranossauro Rex

Em termos práticos se afirma com espécie de certeza que entre os membros do Tiranossauro Rex o menos usado estava nas mãos que além de pequenas não tinham dependência em nível a se considerar para que o animal realizar as atividades diárias. Interessante notar que o uso dos braços não fazia parte do conjunto utilizado para realizar a caça das presas, embora tivesse respectiva utilidade para segurar as caças ou mesmo realizar a manipulação na hora de se alimentar.

Grande parte dos paleontologistas indica que os Tiranossauros Rex são considerados carnívoros. Porém, existem pensadores que indicam o animal como carniceiro, ou seja, que preferia se alimentar dos animais que estavam mortos ao invés de se arriscas na caça. Nesse sentido o TR pode ter características de se arriscar com a caça e prefere esperar outro dinossauro caçar para na sequência afastar o animal e se alimentar. Exemplo interessante em épocas modernas está na presença do leão que tem espécie de comportamento parecido, embora também realize a caça quando não percebe nenhum tipo de carniça disponível no habitat. Interessante notar que esse rótulo aos TR apenas começou a surgir depois de estudos dos anos noventa do século XX.

Cientificamente a evidência surge ao levar em conta que o animal para ser predador deve ter velocidade igual ou além do que as presas. Depois de estudar as pegadas da espécie os paleontologistas concluíram de forma prática que a velocidade do Tiranossauro Rex não poderia exceder o limite de quarenta quilômetros por hora.

Tiranossauro

Tiranossauro

O Tiranossauro era um dos mais temidos dinossauros do período Cretáceo. Podendo, atingir uma velocidade de 60 km/h, tornava-se um caçador extremamente perigoso para sua presas que geralmente eram menores. Segundo descobertas de cientistas, andavam em bandos que não ultrapassavam cinco ou seis exemplares.

Apesar de ser um ágil e emboscador predador, o Tiranossauro tinha uma desvantagem que era os seus braços dianteiros muito pouco desenvolvidos. Caso caíssem em uma perseguição, levava um certo tempo até levantar e pegar o ritmo da caçada novamente, fator que dava às suas presas certas vantagens de fuga.

Segundo descobertas, viviam atualmente onde é hoje a América do Norte (seria bom se vivesse atualmente e tivesse comido um certo ex-presidente americano que acabou com o mundo).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.