Ilhas Britânicas

As Ilhas Britânicas estão situadas ao largo da Costa Noroeste da Europa Continental, é um arquipélago, composta da Grã-Bretanha e da Irlanda, e algumas pequenas outras pequenas ilhas . No total, o arquipélago é formado de mais de seis mil ilhas ao largo da costa europeia, num território total que soma 325 134 km² de área terrestre.

Ilha

Ilha

O nome do arquipélago Ilhas Britânicas foi o único dado ao conjunto de ilhas desde mais de 2 mil anos, ele nasceu dos termos usados pelos geógrafos clássicos, na primeira tentativa de descrever arquipélago. A nomenclatura que dura há séculos, incomoda nos dias atuais algumas sociedades que julgam errado o nome das Ilhas Britânicas, uma vez, que agora não só o Reino Unido faz parte, participam também a República da Irlanda e 3 dependências da coroa, Ilha de Man, Jersey e Guernsey, que não estão incluídas no Reino Unido.

As ilhas de Man, Jersey e Guerney fazem parte politicamente do arquipélago, mas não são geograficamente incluídas nele.

Vamos conhecer um pouco sobre as Ilhas Britânicas. Sem esquecer que quando falamos nelas, estamos fazendo referência ao Reino Unido e a República da Irlanda.

Navio Na Ilha Britanica

Navio Na Ilha Britanica

Então, vamos falar primeiro da formação do Reino Unido e os países que formam esta Ilha Britânica. Formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte. Já a Irlanda do Sul é independente do Reino Unido.

Sabemos que a capital do Reino Unido é a mesma capital da Inglaterra, a cidade mais visitada do mundo, Londres. Além disso, fazem parte das “propriedades” do Reino Unido, algumas regiões localizadas no Atlântico Norte e no Atlântico Sul, no Oceano Pacífico e no Mediterrâneo. As referidas regiões foram agregadas durante o colonialismo e o neocolonialismo.

Existe uma comunidade internacional chamada “Commonwealth” ou simplesmente chamada de comunidade das nações que reúnem o Reino Unido. Através desta comunidade, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão, Índia e outros países, num total de 51 nações, reconhecem a rainha Elizabeth II como chefe da Confederação. Basicamente, a “Commonwealth” promove as trocas comerciais e econômicas entre os países participantes, além das relações diplomáticas e a comunicação entre os membros.

Voltando na história, vale lembrar a importância que a Inglaterra exerceu durante muitos anos. No início do século XX, ela era a controladora da economia mundial, e aos poucos foi perdendo o poderio e dividindo a importância no cenário mundial. As grandes mudanças econômicas globais aconteceram depois da Segunda Guerra Mundial e sofreram outras mudanças com a queda da União Soviética, em 1991.

Mapas

Mapas

A indústria da Inglaterra depois de tantas modificações no cenário econômico mundial, sofreu para adequar-se e passou décadas estagnada.

Nas Ilhas Britânicas é possível encontrar maravilhosas cidades para fazer Turismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.