Milão
Milão é uma comuna italiana – unidade de organização territorial da Itália –, capital de uma região chamada Lombardia, com mais de um milhão e trezentos mil habitantes e sua área urbana é a quinta maior da União Europeia.
O clima de Milão é subtropical úmido, e assim, as quatro estações do ano são bem definidas. No inverno, a temperatura média da cidade gira em torno de dois a cinco graus, mas em algumas vezes alcançando temperaturas negativas. Já no verão, a temperatura fica em torno de vinte e nove graus, podendo chegar até aos trinta e cinco. A umidade é elevada durante todo o ano.
Em Milão – assim como em toda a Itália de modo geral – a religião predominante é o catolicismo, e a cidade possui até mesmo um rito católico próprio, chamado de Rito Ambrosiano, que possui algumas variações do rito católico tradicional.
Ainda que a capital da Itália seja Roma, Milão é uma das maiores responsáveis pela movimentação financeira e pelo comércio do país, por ser movimentada e possuir itens culturais muito interessantes, contando com museus e igrejas muito belas. A moda, design e a arquitetura também são itens que dão ainda mais ênfase para a importância e relevância de Milão por toda a Europa. O tráfego de veículos e de pessoas na cidade chega a ser frenético, e os prédios comerciais e lojas também estão sempre muito movimentados, fazendo com que Milão seja uma cidade sempre ativa.
Os programas turísticos mais famosos são a caminhada pelos bairros da cidade, que são considerados bastante charmosos, além dos inúmeros pontos turísticos como a Duomo de Milano – que é uma imensa catedral gótica –, a Galeria Vittorio Emanuele II, que conta com uma linda arquitetura e lojas chiques. Há também o Castello Sforzesco, o Arco dela Pace, a Igreja Santa Maria delle Grazie, o Teatro alla Scala, a Igreja de St. Maurizio Corso Magenta, entre outros locais.
Esqui
O esqui é um esporte que utiliza um material (que também se chama esqui) em formato de prancha ou patins, que usados em pares, servem para facilitar o deslizamento sobre a neve. Originalmente era feito de madeira, mas agora é constituído de material sintético e mais tecnológico.
De modo geral na prática esportiva se utiliza um esqui preso em cada pé e dois bastões para apoio. O controle dos esquis é dado pelas botas que são presas a eles de modo a se soltarem apenas em casos de impacto.
Estações de Esqui Perto de Milão
Além de todos os atrativos que existem na em Milão que já foram citados acima, a cidade também atrai por coisas que existem em seus arredores, como por exemplo as cidades de Bergamo e de Turim, que possuem lagos, mar e montanhas, e que podem ser visitadas fazendo apenas um bate e volta de Milão. No inverno, os arredores de Milão são ainda mais convidativos, já que lá é possível encontrar várias estações de esqui, e pistas de todos os tipos.
A estação mais próxima a Milão é a Barzio Piani di Bobbio, que fica a mais ou menos uma hora da cidade, podendo ser visitada usando um trem, que parte de Milão até o local. Já durante a alta temporada, nos finais de semana existem ônibus que também levam até a estação.

Estação de Esqui Barzio Piani di Bobbio
Em Barzio existem pistas que ficam a mais de mil e setecentos metros da base, e para subir até lá são disponíveis teleféricos e skilifits – que é um tipo de transporte usado para vencer grandes encostas. – Lá também existem vários lugares onde se pode fazer boas refeições, alugar cadeiras para tomar sol, entre outras formas de diversão.
Há também outra estação, chamada Monte Pora. Ela também é pequena, e assim como em Barzio, possui uma boa exposição de sol, que é um fator bastante importante em dias de frio extremo. Monte Pora se localiza há pouco menos de duas horas de Milão.

Estação de Esqui Monte Pora
Também a duas horas de Milão é possível encontrar estações maiores, como Madesimo e Pila. Há ainda a estação de Bormio, que fica um pouco mais longe de Milão – cerca de duas horas de distância – mas que é uma estação muito renomada, sendo até uma das etapas fixas da Copa do Mundo de Esqui Alpino.