Quando paramos num posto de combustível e pedimos que o frentista encha o tanque do carro, somos indagados se preferimos a comum ou a aditivada, então ficamos em uma grande dúvida de qual tipo utilizar, movidos principalmente por dúvidas em relação as reais propriedades e qualidades dos produtos.
A gasolina comum é um combustível constituído de hidrocarbonetos e produto oxigenados, podendo conter ainda compostos de enxofre e nitrogênio.
A chamada gasolina aditivada , disponível nos postos de combustível, nada mais é que a mesma gasolina comum , mas que recebe produtos aditivos detergentes e dispersantes, cuja finalidade é a limpeza do sistema de alimentação de combustível do motor do veículo, incluindo toda a linha do combustível, envolvendo a bomba, os injetores e as válvulas.
A utilização deste tipo de combustível aditivado permite que o motor trabalhe nas condições chamadas de ideais pelos fabricantes durante um maior período de tempo, reduzindo o consumo e as emissões de poluentes, assim como aumentando o espaço de tempo entre as manutenções de componentes do motor.