Primeiro são construídas as chapas, que consistem em placas de aço com aproximadamente 12 metros de altura e 3 de largura, com espessura de no mínimo 7 milímetros, que são cortadas em formatos já definidos no projeto do navio. Os perfis são vigas soldadas em todo o cumprimento da chapa, para conferir resistência à construção.
As chapas e os perfis são soldados e depois encaixados no formato de um bloco que pode pesar entre 50 ou até 300 toneladas. Esses blocos possuem varias funções dependendo do tipo de navio. Se o objetivo for um compartimento de carga, ele pesará cerca de 100 toneladas e será vazio. Se for um quarto, será mobiliado depois e terá espaço para a passagem de fios.
Depois que os blocos são finalizados eles começam a ser montados com o auxilio de um guindaste. Eles são soldados de acordo com a planta do navio. Para o acabamento uma máquina é usada para lixar os pontos de solda, e a estrutura recebe granalhas (bolinhas de aço) para retirar as rugosidades da superfície. A última etapa é pintar o navio com uma tinta anticorrosão.
Curiosidades
A ordem dos blocos no navio vai depender da função que eles vão desempenhar. Os blocos que ficam atrás são destinados a casa de máquinas do navio, pois a distancia que liga a hélice ao motor deve ser pequena para evitar vibrações.
Sobre a casa de máquinas fica a casaria, local onde as cabines e salas de controle são colocadas. Essa localização é a ideal para não atrapalhar o acesso dos guindastes quando eles vão manipular carga.
A eletricidade é obtida a partir de geradores a diesel e é necessário um complexo sistema de fios para alimentar os sistemas de navegação e aquecimento, além das bombas. Em navios como transatlânticos outras estruturas precisam de energia, como elevadores, piscinas e outras instalações.
Os motores principais são alimentados com um óleo combustível derivado do petróleo chamado bunker. Embarcações pequenas podem usar o diesel.
Para cuidar de resíduos como lixo, é preciso uma estratégia bem definida. Um container serve para armazenar lixo sólido que será jogado fora quando o navio atracar. Já resíduos derivados de necessidades fisiológicas são guardados em tanques especiais, onde são processados e depois lançados ao mar, de acordo com normas internacionais.
Como os Navios São Jogados no Mar
Como os navios são colocados no mar também é uma dúvida freqüente. O mais normal é fazer um dique para construir o navio e depois que fica pronto, válvulas são abertas e a água do mar entra e faz o navio flutuar. Quando isso ocorre o dique é aberto e o navio entra no mar.
Outra técnica é construir o navio sobre trilhos e quando ele fica pronto, é “solto” no mar. No entanto, essa técnica só pode ser usada por embarcações pequenas.
Neto