Todos sabem que a área de design (ou seja, a criação criativa de algo) estende-se por diversas vertentes. Há design de moda, de ambientes, de carros… Porém, o que provavelmente é o mais conhecido é o web design.
Afinal, sem eles, certamente não teríamos a vasta gama de sites que temos hoje para nos divertir na internet. São os web designers que criam desde a interface até a finalização de cada site que vemos na rede mundial de computadores. E se você acha que isso é uma tarefa fácil, enganou-se. É necessário possuir conhecimentos em várias áreas para ser um profissional competente.
Se formos analisar bem, a criação de sites assemelha-se muito com outras áreas do design. Antes de tudo, é necessário fazer um planejamento e coletar informações acerca do cliente, como público-alvo pretendido, segmento da empresa e diversos dados que o auxiliarão a criar um site de sucesso.
Logo após, é necessário desenvolver um layout. Existem diversos sites e organizações que dispõem de layouts prontos e pré-programados gratuitamente, mas normalmente, em grandes empresas de web design, deve-se construir um layout do zero para cada cliente.
A partir de então, começa a criação da página em si. Um site é “dividido” em várias partes, e em organizações desse tipo de serviço, é normal que exista uma equipe em que cada profissional cuide de alguma área especificamente.
Como já foi dito, um web design precisa possuir muitos conhecimentos em diversas áreas diferentes. Primeiramente, é necessário ter noções de computação gráfica para a montagem dos elementos visuais do site. Botões, barras, menus, animações, fundos, ícones: toda a parte visível da página deve ser montada à parte, com programas de edição gráfica como Photoshop, GIMP, além de programas de gráficos vetoriais como o CorelDRAW e o Illustrator.
Não obstante, o profissional também deve possuir conhecimentos técnicos e avançados de linguagens de programação. Nesse caso, entram as disciplinas de HTML, Flash, Java Script e CSS. Tais linguagens normalmente são usadas em programas específicos para programação de sites como Dreamweaver e FrontPage. Quem sabe o mínimo de programação de sites sabe que é possível criar uma página simples com apenas o aplicativo “Bloco de Notas”, mas esses programas possuem ferramentas que auxiliam a programação e cálculos.
Também é importante para a relevancia de seu site, a produção de conteúdo de qualidade.