O Ubuntu é um novo sistema operacional, a exemplo do Windows, mas é baseado nos mesmos moldes do Linux e roda muito melhor em todos os tipos de máquinas, sejam desktops, notebooks ou algum outro servidor.
Com criar um novo sistema operacional requer patrocínio, o Ubuntu foi patrocinado pela empresa Canonical Ltda.
O termo Ubuntu foi criado a partir do conceito africano, de mesmo nome, que pode ser traduzido como “ser humano com os outros”, o mesmo principio de solidariedade.
O Ubuntu também é uma comunidade, quase um estilo de vida e quem o segue é conhecido por ubunteiro. Todos auxiliam mutuamente, sem distinção entre os mais velhos e os mais novos, pois sempre que surge algum problema, todos buscam a solução.
O uso do Ubuntu, diferentemente da maioria dos sistemas operacionais, é gratuito, totalmente isento de qualquer taxa ou emolumento.
As versões do Ubuntu são renovadas todos os meses e ele foi lançado primeiramente em outubro de 2004.