Tecnologia Que Economiza Energia

O discurso de sustentabilidade ambiental está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Além da preocupação verde, os gastos financeiros são um problema para a sociedade desde que o dinheiro surgiu. A tecnologia chega como um gasto necessário. É difícil nos dias de hoje encontrar alguém que não tenha celular. Quem tem um poder aquisitivo um pouco maior, a classe média, não vive sem um computador com acesso ilimitado à internet. Mas será que a tecnologia só traz mais gastos e preocupações a cerca de radiação e saúde em geral? A resposta é não. Pode e deve-se usá-la para a economia e para descobrir novas formas de desenvolvimento sustentável.

Ambiente

Ambiente

A energia elétrica é uma das questões mais complexas da sociedade contemporânea. Todos concordam que é impossível viver sem ela nos dias de hoje, mas como produzi-la? O sistrema mais comum em todo o planeta é o das usinas nucleares. Embora não polua, o risco de acidentes é imenso, o que faz com que muitos especialistas sejam contrários a essa forma de produção. Já ocorreram alguns acidentes ao redor do planeta que deixaram sequelas até os dias de hoje. No Brasil, a forma mais comum é a produção de energia elétrica por usinas hidrelétricas, como a Itaipu. Embora o risco de acidentes praticamente não exista, a preocupação ambiental diz respeito às mudanças em cursos de rios e, por conseguinte, em todo o ambiente de região que recebe uma hidrelétrica.

Energia

Energia

A tecnologia eólica foi desenvolvida para mudar esse quadro. Dessa forma a energia elétrica é produzida através do vento, sem riscos para o ambiente ou para habitantes da região de uma usina. Ainda é pouco utilizada. A preocupação não acaba no momento da produção da energia, mas se estende ao uso. Economizar é importante tanto por razão financeira, pois gastar menos energia elétrica reduz a conta de luz, e pela sustentabilidade ambiental, pois o desperdício de energia elétrica pode causar racionamento, como já aconteceu em alguns estados brasileiros, e impactos na natureza.

Planeta

Planeta

Para diminuir os gastos e impactos da energia elétrica algumas mudanças de hábito são necessárias, como apagar as luzes ao sair de um cômodo. Há tecnologias que visam auxiliar nessa economia. Para isso é necessário que o consumidor busque a opção mais interessante. Por exemplo, as lampadas fluorescentes (brancas) gastam até 75% menos energia que as incandescentes (amarelas). A tecnologia fez sua parte, agora basta que o cidadão escolha a melhor opção na hora de fazer as compras. As incandescentes são mais baratas, mas será que no fim do mês realmente elas representam economia?

Outra tecnologia que visa economizar energia vem sendo testada em um novo tipo de lâmpada utilizada em semáforos. Chamada de LED (diodo emissor de luz), o sistema está em uso em faróis de diversos municípios e pode virar moda se sua eficácia for comprovada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.