Muitas das milhares de mortes registradas todos os dias são causadas por acidentes de carros. Geralmente ao pensar em batidas de automóveis surge na cabeça ideias de motoristas bêbados imprudentes, mas o cansaço também é um dos maiores causadores de morte nas estradas, principalmente no caso de motoristas que dormem em rodovias devido ao cansaço. Para evitar cair no sono enquanto dirigem, motoristas de caminhão acabam ingerindo drogas que os mantém acordados, o que não faz bem para a saúde.
Várias pesquisas têm sido produzidas no intuito de desenvolver tecnologias que ajudem a manter os motoristas acordados enquanto estão atrás do volante, sem riscos à saúde. Há carros que possuem câmeras que percebem quando os olhos de quem dirige o veículo se fecham, mas não conseguem identificar tal situação no escuro, que é quando as pessoas geralmente pegam no sono.
Atualmente, a esperança é uma pesquisa da NeuroSky, encomendada pela montadora GM, em que a tecnologia que deve ser empregada nos carros, caso dê certo, a tecnologia perceberá através de estímulos neurológicos se o motorista dormiu. Caso o motorista esteja dormindo, um alarme sonoro será disparado para acordá-lo.