Supercomputador De 20 Petaflops Superação

Os americanos não estão mais no topo da lista quando o assunto é supercomputador, o mais rápido do mundo. Eles caíram duas posições na mais recente apresentação do ranking e ficaram atrás do Japão e da China. Porém, eles não passaram muito tempo lamentando o posto perdido e colocaram a cabeça para funcionar, o resultado, será visto em breve, quando os Estados Unidos retomarem o título, de país com o supercomputador mais veloz do mundo.

Aparelhos

Aparelhos

Um laboratório do país está prestes a lançar o supercomputador com o nome de “Titan”, mas exatamente, o lançamento está previsto para 2012, adiantam os fabricantes. E eles garantem, o novo supercomputador americano tem a velocidade de processamento maior do que a dos supercomputadores dos principais concorrentes.

Montagem

Montagem

O novo supercomputador dos Estados Unidos será capaz de realizar 20 trilhões de cálculos a cada segundo, declaram os fabricantes. Com essa capacidade ele estará superando facilmente os maiores adversários, como a China, por exemplo, que tem um supercomputador que chega a “somente” 2,5 trilhões de cálculos por segundo. Como se vê, os americanos não estão para brincadeira e não só querem reconquistar o título como depois não querem perdê-lo facilmente.

Supercomputador

Supercomputador

Os números que os americanos prometem para o supercomputador são praticamente imagináveis para humanidade e incomparáveis, pensando quantas pessoas seriam necessárias para fazer o mesmo trabalho que ele será capaz de executar em tão pouco tempo. Pelo menos 120 bilhões de pessoas seriam necessárias, munidas com calculadoras, para quem sabe, durante 50 anos, terminassem todo o trabalho que o supercomputador americano será capaz de fazer em apenas um dia.

O supercomputador dos Estados Unidos precisou de um grande investimento para se tornar real, segundo os seus criadores, cem milhões de dólares foram investidos. Ele deverá ser capaz de calcular complexos sistemas para o Departamento de Energia dos Estados Unidos e depois de terminar o complicado trabalho, o supercomputador fará parte da Biblioteca Nacional Oak Ridge, onde encontrará os seus parentes próximos, não tão velozes quanto ele.

Para ser um supercomputador, muito veloz e capaz de fazer tanto e tão pouco tempo, é preciso de muitos processadores interligados. E para chegar a conexão ideal, são usados sistemas modernos e atualizados, que são capazes de fazer a transferência de dados de maneira muito rápida entre os processadores.

O próximo ano, 2012, não será só a vez do “Titan” mostrar que é bom de serviço. A empresa IBM também planeja lançar uma máquina de 20 petaflops, que já recebeu o nome de “Sequóia”. Ela está sendo fabricada nos Estados Unidos, na Califórnia, desenvolvida pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermone. O novo computador veloz da IBM será usado para criar simulações de explosões nucleares, com isso, eliminará os testes nucleares do mundo real.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.