Redes Sociais no Brasil

Apesar de mais da metade da população brasileira ainda não ter acesso à rede mundial de computares, o Brasil tem milhões de usuários, em todas as redes sociais possíveis. Esse fenômeno foi amplamente divulgado e conhecido quando o já obsoleto Orkut ainda era uma novidade, e os brasileiros pareciam ter um especial amor por ele, mais do que em diversos outros países. De acordo com uma pesquisa feita esse ano, em agosto, pelo Ibope, e divulgada pela revista Época, a rede social que mais tem frequentadores no Brasil ainda é o Orkut, com mais de 26 milhões de brasileiros cadastrados em seus bancos de dados.

Redes Sociais no Brasil

Redes Sociais no Brasil

O MSN Messenger tem mais usuários, mas sua classificação como Rede Social pode ser bastante debatida, já que ele é mais uma forma de comunicação do que de compartilhamento de dados – o mesmo ocorre com o Skype. A segunda maior rede social entre os brasileiros é o Twitter, com nove milhões e 800 mil brasileiros mandando pequenos textos de 140 caracteres para a rede todos os dias. A maneira simples e interface bastante prática do Twitter parece ter conquistado os brasileiros de vez, e o número de usuários dentro do país cresce a cada dia. O Facebook vem logo depois do Twitter, com nove milhões e seiscentos mil usuários. A rede, que por muito tempo foi considerada um Orkut melhorado, tem crescido a olhos vistos, e muitos já abandonaram o velho Orkut pela rede mais atualizada e clean do Facebook. 

Redes Sociais no Brasil

Redes Sociais no Brasil

O Formspring, a rede social que tem como função a interação entre as pessoas da rede através de perguntas direcionadas à perfis pessoais, vem logo depois do Facebook, e conta com 4 milhões de usuários brasileiros lá cadastrados. Dentre todas as redes sociais usadas no Brasil, esta é certamente a que parece ser a mais invasiva, já que permite perguntas e respostas, sem real interação entre seus usuários.

Redes Sociais no Brasil

Redes Sociais no Brasil

Atrás do Formspring vem a rede de compartilhamento de fotos e imagens Flickr, com três milhões e meio de usuários brasileiros cadastrados, e depois do Flickr fcam as redes menos conhecidas, como o Ning, com cerca de três milhões de usuários, e, depois dele, o Sonico, com dois milhões de usuários. Estes números comprovam que, apesar de não estar entre os países mais ricos no mundo, o Brasil certamente tem muitos habitantes que acessam a internet diariamente, e fazem parte de redes sociais – número que aumenta a cada dia a olhos vistos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.