Pen Drives Engraçados

Pen Drives

Os pen drives, também chamados de Memória USB Flash Drive é um dispositivo que é constituído por uma memória flash – ou EEPROM que é uma sigla vinda do inglês que significa Electrically-Erasable Programmable Ready-Only Memory (em português: memória apenas de leitura eletricamente apagável) – que é um tipo de memoria usada em computadores ou outros aparelhos eletrônicos onde é possível armazenar certa quantidade de dados quando não há energia, ou quando se necessita transferir esses dados de dispositivo.

A gravação desses dados no pen drive é feita através por meio de uma ligação USB, que permite a conexão a um computador ou outro tipo de dispositivo que possua entrada compatível, podendo até mesmo ser rádios e/ou televisões.

Os pen drives possuem as mais variadas capacidades de armazenamento, que vem sendo aperfeiçoadas tempo a tempo. Existem alguns tipos que armazenam até um terabyte. A velocidade para as transferências dos dados também pode variar conforme o modelo escolhido

Esse dispositivo foi criado no ano de 2000, e seu maior objetivo era substituir outros aparelhos de armazenamento, como CDs e disquetes. Mas ele também foi desenvolvido com o intuito de facilitar e possibilitar atividades como execução e instalação de sistemas operacionais, transferência de arquivos entre computadores e ainda guardar de forma segura dados importantes. As maiores vantagens dos pen drives, quando comparados com os outros dispositivos que já foram citados, é o fato deles são bem mais compactos e rápidos, possuem capacidade de armazenamento superior e são mais resistentes, pois não possuem peças móveis.

Os pen drives se popularizaram tanto, e fizeram com que os dispositivos como o disquete caíssem tanto em desuso, que é bastante comum que os computadores mais recentes nem possuam os drives para eles, enquanto os porta USB estão em praticamente todos os modelos de computadores e notebooks.

O pen drive tem como componente principal uma pequena placa de circuito impresso, envolvida com um plástico ou metal, que protege e torna o dispositivo suficientemente resistente para ser carregado no bolso sem muitas preocupações, por exemplo. O conector do USB é a única parte do pen drive que fica exposta, mas ainda assim em muitos modelos, ele vem protegido por alguma espécie de tampa, ou ainda essa parte pode ser retrátil, possibilitando o recolhimento para dentro do corpo do pen drive quando não está sendo utilizado.

Outros componentes essenciais de um pen drive são, o conector USB “macho”, que como foi dito, é a parte que possibilita a interação com o computador. Também há o controlador USB Mass Storage, que faz com que exista uma interface padrão e linear. Existe ainda o NAND flash, que é o responsável pelo armazenamento de informação propriamente dita. Por fim, o oscilador de cristal, que produz sinais de relógio com cerca de doze MHz, servindo para a leitura ou envio de dados, em cada um dos pulsos.

Entre os componentes opcionais de um pen drive estão os jumpers, que tornam possíveis testes durante a produção. Também os LEDs, que indicam quando o pen drive está sendo utilizado, tanto na leitura, quanto na escrita. Os interruptores de modo de escrita protegem o dispositivo, impedindo que se grave ou apague algo no mesmo. Os mais sofisticados podem contar com reconhecedor de impressão digital, fazendo com que somente pessoas autorizadas possam utilizar o dispositivo.

Dicas Para Antes de Comprar um Pen Drive

Como já foi citado anteriormente, existem pen drives com várias capacidades de armazenamento, e talvez esse seja o fator de maior importância ao se comprar um dispositivo desse tipo, já que o preço em geral é proporcional ao espaço disponível, além de seu design.

Para decidir o tamanho necessário é bom analisar a função real que se deseja no aplicativo. É importante se perguntar coisas como “O que será armazenado nele? Coisas mais simples como fotos e músicas, ou coisas mais pesadas como programas computacionais?” “Qual a frequência com que ele será utilizado?” “Qual é o valor que será disponibilizado para a compra?”

Também é muito válido analisar a velocidade da leitura e gravação antes da compra, já que quanto mais rápido, mais prático será o processo da cópia dos arquivos para o pen drive. Esse fator é ainda mais relevante quando o foco da utilização do dispositivo é a armazenagem de arquivos pesados. Apenas alguns modelos disponibilizam a velocidade na embalagem, mas muitos mencionam algo como “alto desempenho” entre outras coisas.

Pen Drives Engraçados

Ainda que o formato mais padrão para esse tipo de dispositivo seja o retangular, longo e mais fino, atualmente existem outros vários tipos de formatos, praticamente personalizados. Eles podem ter a forma de caveiras, ursinhos, carros, entre outros diversos tipos, dos mais decorativos, aos mais engraçados.

Os que são mais ornamentados, podem deixar de ser útil em sua principal função, que é o armazenamento, e tornar-se itens de decoração, como chaveiros e colares, por exemplo. Existem também pen drives aromáticos, que contem cheiro de frutas ou doces.

Alguns formatos curiosos e engraçados de pen drives são com aparência de torradinhas, super heróis, prendedores de roupa, partes do corpo, comida japonesa, lego, personagens de desenhos animados, entre inúmeras outras coisas.

Analisando todos esses aspectos, os pen drives podem ser uma ótima sugestão de presente, já que além de muito uteis e funcionais, eles também podem combinar com a personalidade da pessoa que se deseja presentear.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.