O Que São Próteses Biônicas?

Desde que o “mundo é mundo”, ou seja, quando falamos acerca da formação conceitual tocante aos padrões de nossa civilização desde a antiguidade, nos deparamos com diversos “insights” tecnológicos que nos auxiliam funcionalmente. A inovação aliada a tecnologia avançada disponibilizam diariamente novos recursos humanos e essenciais a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Um exemplo prático disso são as próteses biônicas, que substituem partes mutiladas do corpo humano dando funcionalidade, precisão, coordenação e destreza, tornando à vida dessas pessoas menos frustrante e mais feliz.

De Onde Vieram As Primeiras Próteses?

A ortopedia tem historicamente sua fundação pelo médico francês Nicholas Andry onde ele a classifica a ortopedia como sendo a arte de correção e prevenção as deformidades do corpo humano, ligadas aos elementos do aparelho locomotor, como a marcha e o manuseio de objetos. Partindo disso, as Próteses surgiram em grande escala para atender a um grupo de pessoas que perdiam membros e por isso se viam limitadas a suas funções de vida diárias, diminuindo sua qualidade de vida. Essas próteses se fixaram como uma alternativa viável de continuação das atividades de quem perdeu um membro ou mais coisa que foi frequente e em grande volume após as guerras, onde se mutilavam muitos membros dos soldados combatentes.

Próteses Mecânicas x Próteses Biônicas

Basicamente podemos diferenciar as próteses mecânicas das próteses biônicas da seguinte maneira:

Próteses mecânicas: Elas substituem o membro mutilado do paciente, contudo, ainda ficam restritos os movimentos que este poderá realizar quando instalada, pois assim como seu nome mesmo diz, realizam movimentos mecânicos.

Próteses biônicas: O significado já diz tudo, “biônico” é relativo ao desempenho biológico quando reforçado por meio da eletrônica ou da cibernética. O interessante e revolucionário dessas próteses e que elas fornecem mais fielmente os movimentos corporais humanos de forma mais realista, pois utilizam os impulsos terminais cerebrais e elas ativam sinapses e ligamentos cerebrais que dão mais autonomia de movimentos ao paciente, pois possuem mecanismos como de articulações mais “inteligentes” que as mecânicas, resultando, assim em movimentos e ações mais complexas, como colocar um fio de linha numa agulha. Isso é algo impressionante para quem perdeu um membro, pois com a amputação as pessoas se viam como sendo para sempre limitadas e nunca se viam realizando movimentos precisos novamente em suas vidas. Mas com essa tecnologia foi possível oferecer uma esperança para quem queria seus movimentos ideais de novo em suas vidas.

Realidade Acessível

As próteses biônicas já se tornaram ativos mais acessíveis aos pacientes que necessitam dessa alternativa tecnológica, que está sendo cada vez mais esta sofisticada, modernizada, personalizada e eficaz nos movimentos. O sucesso das próteses biônicas tem sido tão grande que tem se observado alguns casos de pessoas, atualmente, que se encontram com debilidade motora de forma acentuada, muitas dessas com quadro clinico sem reversão, e mesmo possuindo o membro intacto estão preferindo e optando por amputar seus membros para pode substituir por próteses biônicas, que lhe oferecerão novamente seus movimentos.

Situações como esta estão sendo cada vez mais comuns. Podemos citar casos como o de um austríaco que sofreu um acidente grave onde a sua coordenação motora ficou totalmente comprometida, danificando seu sistema neural e que resultou na perda dos movimentos das mãos. Visivelmente a anatomia do membro superior estava normal, contudo, a função estava prejudicada pois ele não possuía movimentos, tanto nos dedos quanto nas mãos. Após optar pela inserção de próteses biônicas de alta precisão, ele participou de treinamentos adaptativos a nova realidade incluindo atividades motoras como escrita, para ativar todos os comandos disponíveis em sua prótese.

Em Leeds, no Reino Unido, existem empresas de ponta neste tipo de tecnologia avançada. A RSL Steeper é uma delas. A empresa é criadora de uma mão biônica de alta complexidade, com mais de 300 usuários em todo o planeta chamada popularmente de “Bebionic Three. Lançada para trabalhar todas as sinapses neurais, ela possui um motor individual com 14 movimentos distintos perfeitos, dos mais precisos aos mais delicados, como segurar um papel, aos que exigem mais vigor físico e mecânico como levantar pesos. Mais de 4 anos de desenvolvimento e pesquisa no segmento, para enfim chegarem ao protótipo ideal.

Funcionamento Da Mão Biônica

A mão biônica dispõe de um sistema inteligente de controle que age através da contração de dois músculos do braço que se localizam logo abaixo do cotovelo, onde são inseridos sensores na pele dentro do dispositivo. Um sensor destes é responsável por abrir e mão e outro pelo movimento de fechar, segundo o gerente de produto da empresa.

Destacam-se nessa produção a equipe de engenharia eletrônica, mecânica e mecatrônica da empresa envolvida na criação da prótese, individualmente estudada de acordo com o paciente. Os engenheiros compartilham no computador, simulações e projeções reais em 3D, podendo corrigir possíveis falhas ou adaptações possíveis antes da construção e entrega final.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.