Muitos disseram que a publicidade estaria perdida, aquele antigo conceito de propaganda para todos deixou de ser base de marketing há muito tempo. Em uma época em que quase 1 Bilhão de usuários tem acesso à rede, o setor de publicidade e propaganda tem crescido a cada dia com inúmeras novidades atingido desde sites, a redes sociais.
Analisando em especial a área das redes sociais, você vai notar com facilidade na internet a imensa quantidade de banners e gifs espalhados pelas páginas de onde você acessa, pois esse tipo de webmidia já está se tornando antiquado e ultrapassado, as empresas especializadas em propaganda têm dado grande atenção para publicações e divulgações em redes sociais. O principal benefício desse tipo de mídia é o direcionamento para um público específico. Quando você divulga em redes sociais, você alcança quem você quer, com a interpretação do produto que você planeja, o retorno se torna muito maior, pois você terá um aproveitamento mais compensatório, pois você não irá procurar o usuário, mas sim, por intermédio de um contato, o usuário (cliente) vai até você.
Também conhecido como Marketing Viral, funciona da seguinte forma: o responsável pela publicidade entra em redes sociais e publica de forma aberta seu produto, com o objetivo de trazer ganhos e fixação da marca, as pessoas que usufruem da rede acabam se tornando responsáveis por vincular aquilo que foi divulgado.
Por isso é importante prestar a atenção no público alvo, pois serão eles os divulgadores da visão positiva ou negativa do produto.
Um exemplo da extensão do marketing em redes sociais, foi o bordão “pôneis malditos”, uma das estratégias de marketing da Nissam; foi um dos vídeos mais vistos da internet, tendo a marca de “Trend Topics” (quando algo se torna o assunto mais comentado do Twitter) até os primeiros minutos, a propaganda é similar a da televisão, a diferença da internet foi o fato de ter sido vinculado ao vídeo um anúncio de uma “maldição” dada pelo pônei, de que caso não fosse divulgado, a música ficaria na cabeça. O ritmo era tão “grudento” que em cerca de uma semana após a divulgação já era possível ouvir alunos, trabalhadores, crianças, cantando “pôneis malditos, pôneis malditos, lalalalalalaaa”, como na propaganda. O efeito foi causado devido a habilidade do publicitário de divulgar antes na internet o comercial que seria usado um tempo depois na televisão, isso fez com que ao ver online a pessoa gravasse a música, e ao ver o comercial, cantasse junto.
Foram inúmeros os virais já registrados esse ano, e em 2012 promete ter um número muito maior, e um aproveitamento igualmente grande, devido à ampliação das redes sociais, e dos recursos publicitários que serão inseridos nelas.
Acompanhe, divulgue, e use a tecnologia a seu favor!