Guia dos Serviços Bancários na Internet

Em 2010 a Javelin Strategy & Research apontou que 47% das pessoas nos EUA que fazem o controle das finanças no ambiente doméstico não possuem antivírus instalados no computador. A empresa McAfee descobriu que a idade representa ponto significativo nos hábitos de segurança.

Usuários Entre 18 e 24 Anos

Grupo que possui maior nível de confiança na tecnologia e acabam por deixar de lado inclusive as técnicas de segurança básicas. Por este motivo que a pesquisa da Javelin Strategy & Research aponta a respectiva faixa etária como a que possui maior tendência em ser vulneráveis por ataques em operações bancárias. Quase setenta por centro faz pessoas não possuem antivírus básicos. Algumas dicas de segurança são:

  1. Utilize computador novo que está livre de perigos. Não inicie nenhum tipo de acesso via internet para fazer operações bancárias sem estar com antivírus de renome instalado. Utilize serviços que detectam malwares, cavalos de Troia e outros tipos de riscos em potencial que podem surgir apenas com a simples atividade de clicar e entrar em site.
  2. Necessário comprar software de segurança que abrange e protege o equipamento contra roubos de identidade, perigo em potencial entre as pessoas que realizam operações bancárias na rede mundial de computadores. Em se tratando de dinheiro e internet grande parte dos especialistas desaconselham utilizar antivírus gratuitos. No mês de setembro de 2010 o jornal USA TODAY publicou artigo com pesquisa que levou em contra dezesseis grandes empresas que demonstraram evidência da precariedade da gratuidade. Dentro do ciclo de proteção não existem recursos considerados importantes como firewall e verificações da qualidade dos sites.
  3. Tenha extremo cuidado para jamais fornecer informações bancárias ou pessoais em resposta de e-mails falsos. Quando estiver realizando atividades bancárias se faz necessário fechar todas as janelas do navegador para navegar com tranquilidade contra ataques que podem surgir por onde menos se espera. Tenha em mente de que fraudes bancárias podem acontecer porque os clientes fornecem informações de nomes e senhas para bancos de informações falsos.

Usuários Entre 25 e 45 Anos

Em termos gerais a pesquisa Javelin informa que o grupo utiliza internet de maneira essencial para realizar trabalhos e tarefas de ordem pessoal. Em consequência está entre o grupo que mais realiza acesso ou solicita serviços bancários online. Está na lista entre os usuários com maior probabilidade de possui antivírus de qualidade instalado no sistema computacional.

Por outro lado, estudos da NCSA/APWG que foram publicados em agosto e 2010 aponta maior superconfiança entre a faixa etária. Mais de cinquenta por cento dos usuários norte-americanos acreditam que estão realizando todos os passos necessários para manter a segurança na web. Pensamento contraditório, visto que nenhum computador do mundo pode ser medido com confiante de maneira completa. Confira dicas para este tipo de usuário:

  1. Necessário levar em consideração a necessidade de instalar conjuntos abrangentes no campo de segurança que possui incumbência de proteger os serviços de bancos ou os acessos dos outros integrantes da família. Não se esqueça de realizar verificação de segurança antes de iniciar o acesso aos serviços bancários e garantir proteção contra malwares.
  2. Digas para todos os usuários do computador que está proibido responder informações pessoais como nomes de usuários, senhas ou informações financeiras. Mesmo quando de maneira aparente tudo parece ser legítimo, procure não arriscar. Instituições financeiras não costumam a fazer esse tipo de solicitação via internet ou por telefone.
  3. Procure realizar a verificação dos extratos e transações no mesmo instante que chegarem. Caso existe algo de anormal os usuários podem resolver os problemas imediatamente.

Usuários Acima dos 45 Anos        

Como o grupo não está familiarizado em níveis consideráveis com as técnicas de computador existe maior tendência de existirem medidas cautelosas que como resultado trazem maior ciclo de proteção. A Javelin afirma que sessenta por cento dos usuários com a faixa etária possuem software de segurança nos Estados Unidos.

Necessário tomar maior cuidado com as fraudes bancárias. Pesquisas apontam que usuários acima dos 45 anos possuem maior facilidade em atender e responder as senhas ás solicitações com mensagens de voz. Veja conselhos para este tipo de perfil:

  1. Se lembre de realizar verificação de segurança em todas às vezes antes de fazer acesso aos serviços bancários via web.
  2. Tenha cuidado com os sites piratas que funcionam de maneira idêntica das instituições bancárias. Verifique com cuidado o endereço que está inserido no topo do navegador. Tente se familiarizar com design e logotipo do banco.
  3. Crie diversas senhas de segurança sem ter medo de ultrapassar o padrão equivalente a oito caracteres. Considere que quanto maior a senha, menores são as chances de acontecer o clone dos dados pessoais e bancários.

Dispositivos Móveis: Serviços Bancários

Conforme Pesquisa da Forrester Research os serviços bancários nos EUA via acesso móvel aumenta em desde 2007. Entre 2007 e 2010 aconteceu crescimento de 12%. Até o ano de 2015 a Forrester prever que um em cada norte-americano vai fazer este tipo de acesso, o equivalente a cinquenta milhões de pessoas. Confira dicas para fazer este tipo de acesso e possuir menos preocupações.

  • Faça conexão utilizando o banco de segurança e tendo a certeza de que exista rede sem fio disponibiliza de maneira gratuita. Não envie informações consideradas confidenciais em redes sem fio sem ter a plena certeza de que existe segurança. O pequeno deslize pode destruir inclusive os antivírus renomados em níveis mercadológicos.
  • Evite enviar informações confidenciais quando estiver acessando internet pública.
  • Instale e atualize as tecnologias de antirroubo e faça back-up dos dados.
  • Configure de maneira correta o dispositivo para travar de forma automática o acesso antes de entrar em ambientes virtuais considerados arriscados.

Panorama Geral

No passo que a tecnologia evolui as ameaças também crescem em níveis consideráveis. As informações financeiras são divulgadas de maneira diferente e possuem maiores chances de cair na mão de hackers especialistas em acompanhar o desenvolvimento.

Mesmo com os números demonstrando os perigos as pessoas continuam realizando acesso em qualquer lugar sem estarem em plena confiança com a segurança. A pesquisa Javelin aponta que os usuários mais jovens são mais suscetíveis em realizar o acesso inseguro, mesmo sendo a geração que possui maior facilidade para aprender os preceitos da tecnologia cibernética.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.