Cyber Bulliyng

A prática que antes ficava apenas entre os muros da escola, hoje em dia também pode ser vista na internet. O bullying, que significa ações de violência física e psicológica intencional e repetitiva entre duas pessoas, migrou para a o mundo virtual e tornou-se mais devastador. Os casos de cyberbullying, nome dado a esse tipo de violência que ocorre na internet, estão cada vez maiores, deixando os educadores com pouco poder para punir os estudantes que praticam tal ato. Contudo, a justiça brasileira está desenvolvendo leis visando à punição desses jovens.

Words

Mais Cruel

O cyberbullying é considerado mais cruel do que o bullying por especialistas e educadores. Uma das causas é que esse tipo de violência pode permanecer por muito tempo na internet, rompendo com a barreira que existia quando tais atos eram feitos apenas dentro da escola. Outro agravante é o fato dos adolescentes, na internet, terem acesso a variadas ferramentas, permitindo várias maneiras de exposição. Além disso, a sensação de impunidade é o que leva muitos jovens a preferirem usar a internet.

Pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas capitais estaduais apontou Brasília como a cidade campeã em casos de bullying. Segundo dados levantados na cidade, 35,6% dos estudantes entrevistados responderam que já sofreram dessa violência. A segunda cidade com maior número de casos é Belo Horizonte, com 35,3%, seguido por Curitiba, com 35,2%. A pesquisa entrevistou alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.

Kids

Casos

São vários os casos de cyberbullying registrados todo mês no Brasil. Porém, o caso mais grave aconteceu nos Estados Unidos, em 2003. O americano Ryan Patrick Halligan, de 13 anos, após boato colocado na intenet, começou a sofrer acusações sobre a sua sexualidade durante vários meses. O constrangimento aumentou quando o estudante começou a receber mensagens de seus colegas acusando-o de ser gay. O resultado desses atos violentos foi o suicídio do jovem. Então, o pai de Ryan começou uma campanha para a elaboração de leis que punem adolescentes que praticam esse tipo de violência. Escolas da região da tragédia foram obrigadas a promoverem políticas que inibem esses atos.

Leis

No Brasil, os casos freqüentes de bullying promoveram atitudes dos governos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a governadora Yeda Crusius sancionou uma lei, no dia 29 de junho, que prevê a realização de políticas públicas, como palestras e debates, para reduzir o número de casos. As vítimas desses atos de violência também serão acompanhadas por psicólogos.

Cyber Bulliyng

A lei sancionada considera bullying o ato de bater, furtar, fazer comentários racistas, mensagens violentas, vandalismo e divulgar fotos e vídeos na internet com conteúdo que cause constrangimento a outra pessoa. Contudo, ela não prevê punições aos estudantes agressores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.