Coisas Interessantes da Internet

A internet é um dos locais mais complexos e, ao mesmo tempo, incríveis que pode existir. Isso porque, praticamente tudo pode ser encontrando a poucos cliques de distância. Por exemplo, se você viu aquela receita deliciosa de torta de maçã em um programa culinário na TV, basta procurar pela receita na internet que, além de estar presente no site do programa, outras sugestões de receitas irão aparecer na tela do seu computador.

Mas a internet, como se sabe, não se resume a somente receitas culinárias. Ela é uma verdadeira central multimídia, com entretenimento, descontração, economia, enfim. Tudo isso e muito mais está concentrada nessa grande rede que interliga, praticamente, o mundo inteiro. Prova dessa interligação é a informação que chega dos quatro cantos do planeta quase que em tempo real. Os internautas, como são chamados aqueles que “navegam” pela internet, podem ficar sabendo de um terremoto que aconteceu no Japão, por exemplo, em questões de segundos, pela rápida troca de informações que a internet propicia.

É importante lembrar que, embora a internet também possa propiciar bons momentos e serviços à humanidade, ela também pode fazer com que coisas ruins à sociedade em geral aconteça, como os crimes sexuais virtuais, tráficos, crimes virtuais em geral, entre muitos outros.

No entanto, a internet guarda muitas coisas interessantes em seu gigantesco arsenal, e vamos conhecer um pouco dele à seguir. No nosso artigo de hoje, iremos destacar para você algumas das coisas mais interessantes que se pode fazer enquanto estiver online em alguma plataforma da internet. Vamos lá?

A Internet

Como já dito anteriormente, a Internet é um local que pode ser palco de inúmeros acontecimentos. É bobagem dizer como ela funciona de uma forma básica, já que você chegou até esse artigo por meio de cliques, pesquisas, mais cliques e, por fim, acessou o conteúdo. De fato, a internet revolucionou o jeito de comunicarem-se uns com os outros.

Criada primeiramente para se tornar uma rede de compartilhamento de dados militares, a Internet permaneceu com esse fim até os idos do início dos anos 1990, quando ela começou a ganhar ares mais domésticos.  A partir daí, de 1995 para a frente, a grande rede começou a ganhar espaço nos lares de todo o planeta. Nos EUA , na Europa e no Japão, primeiramente, passou a espalhar-se para outros países desenvolvidos, até chegar aos restantes. No Brasil, por exemplo, o boom computacional e da internet se deu nos anos 2000, mais precisamente, de 2005 para frente, por causa de políticas públicas do governo para o incentivo de compra de computadores.  A partir daí, começou uma revolução tecnológica, que passou a incluir a internet como um direito a toda a humanidade, reconhecido até mesmo na ONU, que é a Organização das Nações Unidas.

Com o passar dos anos, o acesso à internet foi ainda mais dinamizado, com a criação de aparelhos portáteis que permitiam o acesso à grande rede de qualquer lugar, desde que existissem em tais lugares redes de acesso à internet.

Confira, a seguir, quais são as coisas interessantes que a internet reserva para quem ousa navegar por ela:

Redes Sociais: Interação Humana

Um dos grandes trunfos para a internet foi, justamente, a possiblidade de se estabelecer contato com pessoas que estivessem localizadas, até mesmo, do outro lado do mundo. E isso se intensificou quando as redes sociais foram lançadas. Tais redes tinham por objetivo reunir pessoas em uma sala, no qual existem interações como a postagem de fotos, de mensagens, de recados e o bate papo, que permite que você estabeleça contato com uma pessoa que esteja em qualquer lugar do mundo. Um dos pioneiros dessa arte foi o Orkut, rede social que, praticamente, foi a primeira de todos os brasileiros. Com ele, era possível realizar tudo isso dito acima e mais um pouco, já que, através das comunidades, a rede social fundada por um rapaz de mesmo nome da rede, Orkut, promovia debates entre os internautas que participavam de tais comunidades e reuniam interesses em comum. Isso promovia o contato não somente dos brasileiros, mas sim com pessoas de todos os locais do planeta, possibilitando, assim, a troca de cultura de uma forma mais rápida e divertida.

Com os anos, a rede social do Google foi ficando obsoleta, tendo o trono de maior rede social do mundo retirado por um concorrente, que é a rede social número 1 do planeta: o Facebook, que possuí as mesmas funções do finado Orkut, mas que tem incrementos especiais, que explicam o sucesso da rede social.

Notícias: Em Tempo Real

Como já dito, o fato de notícias poderem ser compartilhadas quase que em tempo real na internet, é um dos motivos para que a grande rede seja atrativa. Além de informar, pode auxiliar a economia a tomar decisões melhores baseadas nas notícias do Brasil e do mundo. Cria, também, uma nova fonte de pesquisa para as pessoas, evitando que elas pereçam apenas a uma fonte de informação, sendo que, nesse caso, as chances de manipulação aumentam consideravelmente.

Pesquisas e Conhecimento

Antigamente, quando se queria saber mais sobre determinado assunto, era necessária a visita a uma biblioteca, para realizar uma consulta em uma enciclopédia. Hoje, basta acessar a página de sites como a Wikipédia, por exemplo, para pesquisar, praticamente, qualquer assunto. Além disso, a internet virou um local onde conhecimento e pesquisas passaram a ser compartilhadas, aumentando o número de pessoas informadas e, consequentemente, de pesquisas concluídas que podem chegar a alguma coisa boa para toda a sociedade.

Muitas pessoas enxergam na internet uma ótima maneira de postar suas conclusões acerca de um assunto, e, por conta disso, montam um blog, que tem por finalidade mostrar os pontos de vista de uma pessoa, ao passo que outra possa vir, por meio dos comentários, concordar ou discordar das opiniões apresentadas.

Nem Tudo São Rosas…

Apesar de a internet ser uma ferramenta espetacular, ela também tem contribuído, infelizmente, para crimes como a pirataria, já que, arquivos disponibilizados na rede dificilmente são excluídos por completo, o que pode fazer com que filmes, jogos, livros e outros podem se propagar na rede de forma ilegal, relegando transtornos e prejuízos financeiros aos responsáveis pela mídia.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.