Google se Prepara para Busca em Redes Sociais

Com o crescimento constante do uso de redes sociais pelos internautas, o Google já começa a se preparar para integrar seu poderoso sistema de busca às informações trafegadas por essas redes. Após a Microsoft ter anunciado uma parceria do Bing (sua nova ferramenta de busca) com o Twitter, o Google não perdeu tempo e também anunciou logo em seguida sua pareceria com o atual fenômeno da internet. A idéia é incluir nos resultados de busca tweets (mensagens postadas pelo twitter), com atualizações a cada minuto.

Ainda não se sabe como o Google integrará em seu sistema de buscas as informações das redes sociais, mas a gigante de Mountain View já anunciou que seu novo pacote de ferramentas, chamado de Social Search, realizará a busca por informações dentro das redes sociais em que o usuário participa.

Google Social Search

O Social Search do Google permitirá uma integração de informações de redes sociais com sua ferramenta de busca

Como de costume, a ferramenta será inicalmente lançada dentro do Google Labs, local onde novas ferramentas e serviços em desenvolvimento são testadas antes de vir para o público.

A questão mais preocupante na integração de redes sociais em serviços de busca é em relação a privacidade. Redes sociais como o Orkut e Facebook permitem ao usuário restringir o acesso a suas informações. Obviamente estas informações privadas não poderão ser incluídas em uma busca comum do google, por exemplo. Por isto, é bem provável que somente redes sociais em que os dados dos usuários são abertos sejam incluídas no Social Search, a não ser que usuários das redes sociais privadas autorizem o uso de suas informações.

Outra preocupação gira em torno da área de SEO (Search Engine Optimization). Como a integração destas redes sociais nos resultados de busca influenciará no posicionamento dos resultados da busca? Especula-se, por exemplo, que uma notícia que tenha muitos retweets (termo usado para quando uma mensagem é repassada por uma pessoa no Twitter), ganhe uma maior relevância no resultado da busca. Usuários com mais seguidores talvez tenham uma relevância maior, e assim por diante. Estes são exemplos relacionados apenas ao twitter. Como várias redes sociais serão integradas, poderemos ter bastante modificações nesta área.

Pelo que parece todas nossas dúvidas poderão ser tiradas em breve, pois o Social Search deve ser lançado dentro de algumas semanas. Portanto, caro leitor, tome cuidado com o que você anda postando nas redes sociais em que participa, pois em breve essas informações ficarão disponibilizadas ao mundo inteiro, e poderão ser encontradas na famosa tela branca da busca do Google.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.