Os diversos ciclos econômicos da história da humanidade sempre foram marcados por diferentes ferramentas de poder, na grande maioria das vezes este poder esteve vinculado à obtenção de dinheiro, posição social, títulos hierárquicos, e ainda hoje é inegável esta força, especialmente o poder do dinheiro. Mas sob alguns aspectos, na atualidade a principal ferramenta de poder parece estar se modificando um pouco, principalmente em função dos avanços tecnológicos, meios de comunicação, da modernidade e velocidade com que as informações podem ser trocadas ao redor do mundo. Durante o período agrícola o poder era vinculado à posse de terras, tendo a força da mão de obra como modelo gerencial através da repreensão física e também de domínio por parte dos senhores feudais. Na era industrial a ferramenta de poder era a indústria, cujo modelo gerencial era extremamente burocrata e centralizador com rotinas repetitivas e operacionais. E hoje?

Terras
Na atualidade
A maior fonte de riqueza dos nossos dias, mundialmente falando, está na obtenção do conhecimento e na informação. Estas são as molas propulsoras de todo o crescimento, e temos na grande empresa Microsoft um excelente exemplo disto, pois o ativo tangível desta mega empresa gira em torno de quase 38 bilhões, enquanto seu ativo intangível é de 300 bilhões, e não estamos falando de reais, mas de dólares, é claro. Sendo assim, podemos dizer que o conhecimento compartilhado pelas pessoas multiplica em aproximadamente 10 vezes o valor real da Microsoft. Não é a toa que Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo, e o que é mais incrível é que seu sucesso está vinculado à força de seu trabalho, nada de heranças bilionárias ou golpes baixos, mas muito trabalho duro e dedicação a informação, conhecimento, novas tecnologias, etc.

Informação
Novo perfil
Frente a estas novidades podemos perceber que existe um novo perfil de profissional nos dias atuais. Não podemos mais ser aquele profissional que se assemelha a uma gaveta, guardando para si a informação, este não mais serve ao mercado de trabalho. As previsões de estudiosos e pesquisadores são de que, muito em breve, em meados de 2020, cerca de 80% das atuais profissões não irão mais existir, portanto a hora é agora, de compartilhar os conhecimentos que obtemos antes que eles não tenham mais valor algum. O sucesso hoje está vinculado à capacidade de criação, de idéias, de inovação, de agilidade, e não mais na produção em si mesma. Criatividade é novas idéias e inovação é a capacidade de tornar úteis as novas idéias. A administração do conhecimento existente e a sua organização através das pessoas será o desafio maior das empresas, para isto é preciso que os jovens de hoje se preparem para este novo perfil de mercado onde as melhores oportunidades vão ser cada vez mais disputadas.

Evolução