Engenharia De Software: Cada Vez Mais Presente Na Vida Das Pessoas
Quando usamos um programa de computador ou então nos smartphones ou tablets, nem sequer imaginamos a importância de engenharia de software em nossas vidas, e quando ela vem se desenvolvendo desde o seu surgimento, em meados dos anos 70. Graças a engenheiros hábeis e criativos, os softwares utilizados para as mais diversas funções, desde um anti-vírus até um complexo software destinado a grandes empresas, estão cada vez mais modernos, ágeis, e atendem melhor as necessidades dos usuários.
A engenharia de software é uma matéria da engenharia destinada a cuidar dos aspectos gerais que produzem os softwares. É uma área do conhecimento da computação destinada a criar, desenvolver, especificar e realizar manutenção desses sistemas, de forma a usar os recursos teóricos e práticos para desenvolver programas que possam atender as necessidades dos usuários.
Dessa forma, a engenharia de software deseja obter programas cada vez mais aprimorados, em constante evolução, para facilitar cada vez mais as necessidades tanto dos usuários domésticos como das grandes empresas.
O termo engenharia de software tem origens na década de 60, voltado como uma forma de contornar a então crise de software, com o intuito de criar sistemas mais sofisticados. Quem foi o primeiro a definir a engenharia de software foi Friedrich Ludwig Bauer, que estabeleceu o conceito de que é o uso dos princípios da engenharia, destinados a criar softwares econômicos, para que atuem com eficácia nas máquinas reais.
Com isso, a engenharia de software só cresceu vertiginosamente ao longo dos anos, ocupando papel fundamental na revolução tecnológica dos últimos tempos. Isso porque hoje e daqui para frente, tudo que rege as nossas vidas necessita de um computador. Desde a luz elétrica que você consome e até o ônibus ou metrô que usa para ira ao trabalho, tem o seu funcionamento comandado por softwares sofisticados.
Caso esse programa tenha alguma falha, corre-se o risco de afetar a vida de milhões de pessoas. Como foi o que aconteceu na segunda quinzena de outubro, quando a linha amarela do metrô de São Paulo (SP) teve problemas no sistema da recém-inaugurada linha de metrô, atrasando os trens, e consequentemente, quem precisava chegar ao trabalho.
Isso se deve pelo fato das tecnologias da engenharia de software envolverem um universo tecnológico, como bancos de dados, ferramentas, linguagens de programação, entre outros, que estão em constante evolução, e a cada vez mais requerem profissionais especializados.
Dessa forma, a engenharia de software passou a ser um campo propício para novos empregos que oferecem salários muito atraentes, já que para se trabalhar neste ramo se requer atualização constante e domínio de idiomas como inglês.
Porém, a engenharia de software possui uma pequena diferença em relação à ciência da computação. Isso porque a Ciência da Computação procura estudar a teoria dos aspectos computacionais, enquanto que a engenharia de software tem o objetivo de lidar na prática com a criação de um software. Dessa forma, o profissional deve unir esses dois conhecimentos, mas no caso da criação de um software, também deve ser criativo.