Filtro Portátil para Água – LifeStraw

Já pensou em filtrar sua própria água, onde você estiver, na hora?

A quantidade de pessoas no mundo sem acesso à água potável é enorme, e a tendência é cada vez menos pessoas terem acesso à água de qualidade para beber, tomar banho ou até mesmo cozinhar.
Além deste problema, ainda existe outro: o consumo de água não potável ou contaminada é um grande risco para a saúde, sendo responsável por várias doenças.

Agua

Pensando nisso, foi criado um canudo que é capaz de filtrar a água, removendo grande parte das impurezas e até mesmo bactérias e vibriões, tornando a água potável. Este canudo, chamado de LIFESTRAW, consegue remover quase que totalmente as impurezas do líquido.
Existem outros sistemas de filtragem de água para torná-la próprio para consumo, mas o que chama a atenção neste caso é que, por ser um canudo, o aparelho é extremamente portátil, possibilitando que as pessoas consigam levá-lo para onde forem, e utilizá-lo sempre que necessário, já que o produto mede menos de 25 centímetros, sendo ideal para transporte diário ou ainda transporte massivo por brigadas de emergência em tragédias como o Tsunami que atingiu a Indonésia, e onde milhares de pessoas ficaram sem água potável durante várias semanas. Com a utilização do canudo, é possível reduzir a incidência de doenças comuns após enchentes e alagamentos, reduzindo inclusive o custo para reconstrução do país.
O LifeStraw é um pouco mais grosso que um canudinho comum, azul, e possui baixo custo, o que é uma outra vantagem importante.
O produto é composto por vários filtros fabricados em resina halógena, que são responsáveis por não deixar que passem impurezas específicas. Um dos filtros, por exemplo, não permite a passagem de nada maior que 15 nanômetros, suficiente para retirar maioria dos componentes poluidores.

Filtro

Este sistema de purificação foi utilizado também em squeezes purificadores, que retiravam a impureza da água depois que a pessoa enchia o recipiente e sacudia, fazendo a água passar pelos filtros.
A Universidade da Carolina do Norte testou o canudo com uma amostra de água contendo as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, e mais iodo e prata. O resultado do teste constatou que realmente o aparelho remove grande parte das impurezas da água, mas que não consegue filtrar metais pesados como ferro ou ainda flúor. No entanto, o que o canudo é capaz de fitrar já é suficiente para garantir água para populações que vivem em locais de grande poluição.
A empresa que criou o canudo, a Vestergaard Frandsen, diz que o aparelho é utilizado até por grupos de ajuda humanitária na India, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da população atendida

Ajuda

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.