Produto de uma árvore de grande porte, a moscadeira, da família das Myristicaceae, seu fruto, a Noz Moscada, quando consumida em grandes quantidades, se torna um alucinógeno. A moscadeira é uma planta originária da Indonésia, que logo foi levada para a Índia. Ao Ocidente, foi levada pelos árabes. A noz moscada, como tantos outros produtos considerados condimentos, também, em tempos passados, percorreu o Caminho das Índias para completar a culinária dos europeus, seus maiores consumidores ainda nos dias atuais.

Alucinógeno
A noz moscada é uma planta de sexo separado, ou dióico, e por isso existe a planta fêmea e a planta macho. A polinização é cruzada pelas flores, através dos ventos ou dos insetos. O sabor da noz noscada é como se fosse uma mistura da canela com a pimenta do reino, e por isso é muito utilizada na culinária, tanto de doces como de pratos salgados. Rica em hidrocarbonatos, possui uma substância alucinógena, o que a torna tóxica quando consumida em grandes quantidades, principalmente na forma de chás. No Brasil, a moscadeira encontra no Sul da Bahia suas condições ideais de produção, onde alcança a frutificação já a partir do quarto ano, quando o normal nos países de origem se dá aos seis anos.

Chá
A noz moscada tem um processo de beneficiamento muito simples. Consta da secagem em galpões, onde os seus frutos são abertos para a retirada das sementes, permanecendo ali, durante um prazo de dez a quinze dias, para que se complete o processo de secagem das sementes. Completado este ciclo, faz-se a retirada das nozes, então colocadas em vasilhames próprios e armazenada em locais muito bem arejados para a perfeita conservação do produto, com os devidos cuidados visando à Área Saúde, que é hoje, um dos grandes objetivos a ser alcançado pelas indústrias do setor alimentício como é o caso da noz moscada, produto de mil e uma utilidades, tanto na Saúde e Beleza, como na alimentação.

Noz Moscada
A noz moscada alcança hoje, no mercado mundial de consumo, um alto valor comercial devido aos seus valores nutritivos e medicinais, que a cada dia, surge como um novo elemento na composição de novos medicamentos para uma série de manifestações no desequilibro da saúde humana. Sem esquecer, é claro, a sua alta procura como elemento essencial à culinária mais sofisticada e principalmente nas ceias natalinas, onde tem um destaque e uma importância fundamental para os mestres da A Arte de Cozinhar e de decorar com bom gosto seus pratos sofisticados e prediletos.
A alta culinária europeia, sem Medo do Desemprego Com a Crise, usa e abusa da noz moscada em seus cardápios com tendências afrodisíacas e medicinais que tanto agrada a gregos e troianos, principalmente os bem aquinhoados de nossa sociedade, cada vez mais exigentes, não só na sua alimentação, mas também na qualidade de vida pela reciprocidade do intercâmbio das relações humanas.