Medicina Antroposófica

A Medicina Antroposófica faz parte de uma ampliação da Medicina Acadêmica, o que significa que além de basear-se nos métodos das ciências naturais, avança com mais três organizações, que são: e organização vital, organização anímica e organização espiritual. A primeira, a organização vital, é a que ordena os fenômenos físicos e viventes.

Medica

Medica

A segunda, anímica, reorganiza os fenômenos físico e vitais e a terceira, a espiritual, organiza outras três instâncias. Para desenvolver a parte das três organizações que não existem na Medicina Acadêmica, a Medicina Antroposófica, se fundamenta no método da Ciência Espiritual ou chamada de Antroposofia.

Medicamentos

Medicamentos

O método foi fundando por Rudolf Steiner, na Europa, no início deste século. De acordo com a Medicina Antroposófica, as estruturas essenciais do ser humano passam a ser: o corpo físico, o corpo vital ou etérico, o corpo anímico ou astral e a organização para o Eu. Depois de definidas as organizações elas são agrupadas em três diversas formas no organismo do homem: Sistema Neuro-sensorial, Sistema Rítmico e Sistema Metabólico e das Extremidades. de acordo com a idade, assim como são observadas as mudanças biológicas, que influenciam no psicológico e no espiritual. Segundo a Medicina Antroposófica, quando acontece um transtorno na transformação, o resultado é uma desequilíbrio na relação recíproca destes três sistemas, o que gera as doenças. Como funciona na prática Pegamos como exemplo doenças esclerosantes, degenerativas ou crônicas.

Medicina Antroposofica

Medicina Antroposofica

Elas são caracterizadas pela perda da elasticidade dos tecidos, a diminuição da respiração celular, entre outras coisas. O que podemos observar é que estas doenças apresentam atividade do princípio biológico do Sistema Neuro-Sensorial, porém, se apresenta de forma exagerada. Enquanto, nas doenças inflamatórias, se encontra o contrário, aparecem intensos processo de regeneração, onde existe maior repouso biológico, então surgem o que chamamos de inflamações. O que significa que o organismo estão “desequilibrado”. O tratamento levando em conta este tipo d medicina é feito com remédios da natureza, de origem: mineral, vegetal e animal. Além dos medicamentos são usados outros recursos: euritmia curativa (movimentos corporais), terapia artística (arte como terapia), massagem rítmica e quirofonética (terapia baseada na fala). A Medicina Antroposófica tem sua origem na Europa e países como: Suíça, Alemanha, Suécia, Holanda, Itália, França, entre outros, adotam os seus métodos. No Brasil, ainda não é muito difundida, apesar de existir alguns ambulatórios que a aplicam em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba, entre outros. São na maioria clínicos gerais, psiquiatras e ginecologistas. Para saber mais sobre a Medicina Antroposófica, veja alguns lugares onde as técnicas deste tipo de medicina são praticadas: Clínica Tobias, Artemísia, Casa do Sol, Terapeuticum Paracelsus, todos os nomes relacionados anteriormente ficam na cidade de São Paulo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.