Na primeira semana de gestação, contada a partir do último dia do ciclo menstrual, a mulher já pode iniciar um acompanhamento com suplementos vitamínicos, como o ácido fólico. Já é necessário tomar mais cuidado com a alimentação nesse período. Isso pode facilitar o desenvolvimento do bebê e prevenir o nascimento prematuro, por exemplo. É importante evitar o consumo de álcool, drogas e cigarro, que podem trazer problemas irreversíveis na hora do nascimento e graves problemas de saúde.
Na segunda semana, o útero já começa a dar forma a um revestimento especial para se preparar para a ovulação. Enfim, no fim do primeiro mês do primeiro a mulher já pode começar a sentir alguma alterações no organismo, como cansaço e inchaço.
No início do segundo mês, na quinta semana de gestação, já é provável que a mulher passe a sentir alguns sintomas comuns como náuseas, vômitos e fadiga. Através do ultrassom, já se pode ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Na sexta semana, já está se desenvolvendo também o sistema nervoso.
Na sétima semana, a pele da gestante está ficando mais oleosa, mais propensa às espinhas. A oitava semana é a época de desenvolvimento mais acelerado, e a mulher vai perceber mais nitidamente as mudanças no seu corpo.
Com o início do terceiro mês de gestação, o ganho de peso se torna uma característica marcante. O bebê fica mais ativo e com os órgãos mais desenvolvidos, mas ainda não é possível distinguir o sexo do bebê. Também diminui a frequência dos sintomas do início da gravidez.
No segundo trimestre, os incômodos iniciais para a gestante devem diminuir, e o bebê começa a se desenvolver mais rápido, ganhando uma certa capacidade de movimentação e pesando em média 25 gramas. As mudanças de humor da mulher também começam a sumir. A partir da 17ª semana, o bebê pode estar pesando até 100 gramas.
A partir do oitavo mês de gestação, o bebê já está crescendo bastante. As unhas já estão relativamente formadas, e o bebê vai se posicionando para o momento do parto. A gestante já começa a sentir um pouco de cansaço e desconforto, com pés e tornozelos um tanto inchados.
Na etapa final da gravidez, a partir da 33ª semana mais ou menos, a mulher já deve ficar mais atenta aos sinais do seu corpo. Isso porque os indícios do trabalho de parto podem vir à tona a qualquer momento. Durante esse mês, o bebê já deve estar com cerca de 2 quilos, e uns 30 centímetros de comprimento. É melhor tomar os cuidados e deixar tudo preparado para o grande dia. A mulher passa a ter mais dores nas costas.
Finalmente, com tudo preparado e tomando todos os cuidados durante a gestação, a mulher já está preparada para receber seu bebê, na 40ª semana.