Exercícios De Ginastica Localizada Membros Inferiores

A ginástica localizada é um tipo de ginástica onde serão realizados movimentos focados em um determinado grupo de músculos, realizando movimentos repetitivos, entre cada seção de exercícios é feito uma pausa que dará descanso aos músculos. A ginástica localizada tem o objetivo de definir de forma intensa os músculos, se feita da maneira correta, além da definição dos músculos, ela irá proporcionar ao individuo uma melhora no condicionamento físico, aumento de sua força, maior flexibilidade, resistência e coordenação motora, além de auxiliar no melhor funcionamento do sistema respiratório.

A ginástica localizada é de fácil prática, pois não necessita de obrigatoriamente de equipamentos, e é composta de exercícios simples, geralmente exercícios aeróbicos, ela ganhou mais popularidade entre o publico feminino, pelos exercícios para glúteos e perna, porém por englobar todos os grupos musculares ela é ideal para qualquer pessoa, ela tem o poder de ajudar a perder peso, queimar gordura especifica ou fortalecer o corpo.

Para realizar a ginástica localizada em casa a pessoa deve refletir quais os objetivos, como já foi dito você pode realizar exercícios tanto para os membros superiores como inferiores, se escolher dessa forma, deve alternar os dias, para dar descanso aos músculos. Ao fazer a escolha de que grupo você quer maior enfoque, você irá ver quais os exercícios mais adequados, para essa escolha tenta consultar um profissional, porém se não houver possibilidade procure saber melhor sobre os tipos de exercícios.

Uma outra coisa muito importante é avaliar o condicionamento físico, não é recomendado começar a seguir uma rotina exaustante de exercícios se antes não praticava nada, para isso a pessoa deve reconhecer seu grau de condicionamento físico, para que não haja fadigas durante a prática dos exercícios.

Nesse artigo vamos explorar alguns exercícios de ginástica localizada para membros inferiores, começando pelo agachamento. O agachamento é um exercício que irá trabalhar os músculos do glúteo, e os posteriores da coxa, assim como os quadris, além das pernas em geral.

Para realizar o agachamento, a pessoa deve ficar em pé e alinhar as pernas com seus ombros, mantendo os braços estendidos para frente, tendo assim mais estabilidade ao agachar, deve-se flexionar lentamente o joelho, levando os quadris para trás (mesmo movimento de se sentar numa cadeira), o joelho não deve ultrapassar a linha dos pés, e deve se formar um angulo de noventa graus entre a coxa e a perna.

Um outro tipo de agachamento é seguindo os mesmo passos citados anteriormente porém segurando anilhas (acessório que auxilia na prática de exercícios) dessa forma será um exercício mais intenso.

As repetições e séries vai de acordo com o condicionamento da pessoa, porém, recomenda-se um total de três séries de dez repetições para iniciantes (com pouco peso), quatro séries de doze repetições para aqueles de grau intermediário, com carga média e indo testando os limites, e cinco séries de quinze repetições para pessoas mais experientes, com carga gradual e testando sempre os limites, de forma a conhecer sua resistência.

A abdução do quadril é um outro exercício de ginástica localizada para membros inferiores, a pessoa que deseja realizar deve estender um colchonete no chão para maior conforto, deitar-se de lado, usando o braço para apoio da cabeça, e depois levantar a perna até o seu limite, sem forçar os movimentos, retornando ela lentamente, e repetindo algumas vezes, depois deve-se virar para o outro lado e fazer o mesmo número de movimentos com a outra perna.

O glúteo de quatro apoios trabalha os músculo do glúteo e a parte posterior da coxa, para realiza-lo basta que fique na posição de quatro no chão, mantendo desde o antebraço até as mãos encostados no chão, depois de estar na posição correta, suba uma das pernas, mantendo o joelho flexionado (parecendo o movimento de um chute mas para o alto), depois que subir desça ela devagar, repita o movimento o número de séries que você faz e faça o mesmo para a outra perna.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.