Aparelhos Prometem Facilitar a Vida de Juízes
No futuro os árbitros de futebol e talvez até de outros esportes poderão se beneficiar dos avanços tecnológicos, utilizando comunicação eletrônica e imagens de vídeo para definir jogadas e decidir o resultado de um jogo, que pode estar valendo desde um campeonato Paulista até uma Copa do Mundo. Na realidade recursos como esses já existem, mas ainda não eram aplicados para ajudar a arbitragem. Hoje, no entanto, vendo o enorme potencial dessas tecnologias testes estão sendo realizados.

Tecnologias Podem Aumentar Precisão da Arbitragem
O que dificulta um pouco a utilização desses recursos é que qualquer coisa que exija mudanças na estrutura dos jogos deve passar por aprovação da Ifba (International Football Association Board) – uma comissão formada por quatro representantes da Fifa e quatro saídos das federações britânicas (composta pelas federações dos seguintes paises: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales). A proporção de votos a favor para que a idéia seja aprovada é de 6 votos “sim”, no mínimo. Isto não seria problema se a FIFA e a própria Ifba não fossem tão conservadoras – eles já chegaram a reprovar idéias que facilitariam a decisão de partidas, como a instalação de câmeras na linha de gol.

Informações
Confira Algumas Idéias Que Estão Sendo Testadas:
Utilização de Telão:
Este recurso não facilita a decisão de um jogo, mas ajuda a mostrar para os torcedores o que de fato aconteceu. Lances rápidos ou que não foram bem compreendidos são exibidos novamente no telão para que a platéia veja, como já acontece atualmente durante jogos de futebol americano ou basquete.

Novas Tecnologias
Cartão Vaga-lume
Esta tecnologia serve para auxiliar a arbitragem na hora de dar punições de cartão aos jogadores. No escuro e de longe, é difícil verificar a cor do cartão. Como este cartão possui um contorno iluminado, facilita a visualização.
Melhorias na Comunicação
Utilizar radio transmissores com fones e microfone poderia tornar a equipe de arbitragem mais coesa, diminuindo o número de conflitos de informações e consequentemente de erros na arbitragem. A idéia é utilizar comunicação digital para não haver problemas de interferência.
Melhorias no Apito
O som do apito pode ser fraco demais, e ainda provoca muito cansaço no juiz, que pode apitar mais fraco. Um apito mais claro e que possa ser ouvido de longe faria muita diferença durante um jogo, e isso pode ser obtido por meio de apitos eletrônicos.
Lances Supervisionados
Espalhar câmeras por todo o estádio, para monitorar todos os lances da partida. É esta a idéia, que pode ajudar inclusive a decidir jogadas mesmo depois de o jogo ter acabado, ou ainda servir como tira teima no caso de alguma decisão mal explicada. São esses os recursos que prometem tornar uma partida de futebol mais justa.