O sangue, aquele líquido vermelho que escorre em nossas veias, é uma das substâncias vitais em nosso corpo. O motivo? Ele simplesmente é a nossa gasolina, nosso álcool ou nosso gás. A regra é a mesma do carro: sem a gasolina ele não consegue se locomover. Nós, sem o sangue, não podemos nos locomover a lugar algum. Não podemos viver sem o coração e também não podemos viver sem o sangue, mesmo com um coração saudável. Esta regra também vale para qualquer mamífero, pois tais animais possuem uma composição bem parecida com a nossa.
A composição do sangue humano é bem semelhante a de diversos mamíferos, mas apenas semelhante, pois cada espécie animal tem a sua própria composição. Em nosso corpo corre em nossas veias um líquido vermelho intenso que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Você sabe o que quer dizer cada uma dessas substâncias? Explicaremos logo em seguida.
Cada pequena partícula do sangue tem uma função no todo dele. Se você olhar o líquido em um microscópio, vai ver que ele vai se dividir em infinitas pequenas partes e estas tem suas funções específicas no corpo. Por que? Porque cada composto do líquido vital faz a sua parte para que tudo funcione bem e você seja saudável e possa viver bem. Os glóbulos vermelhos, por exemplo, são as células sanguíneas que transportam o oxigênio. Na verdade, eles são a maior quantidade de células no sangue e os responsáveis pela cor vermelha, pois há cerca de 99 por cento de glóbulos vermelhos no líquido vital do homem.
Os glóbulos brancos existem em menor quantidade, mas são de grande importância. Sabe quando você leva um corte e se forma uma camada de pus? Pois fique feliz, são glóbulos brancos lutando pelo seu organismo. São as células sanguíneas responsáveis pelo combate às infecções no corpo, sejam elas em pequeno ou grande porte. Seu outro nome entre os médicos é leucócito, que pode mudar de forma, mas é facilmente visto por um especialista.
Falando ainda da composição do sangue, encontramos em nosso organismo as plaquetas, as grandes responsáveis pela formação de coágulos sanguíneos. E por que isso é útil? São as plaquetas as responsáveis por ajudar o sangue a coagular e em situação de lesão em vasos sanguíneos, elas se unem em um cordão para impedir vazamento. São como um cimento improvisado para ajudar o corpo a se recompor da imperfeição. Nossa natureza é bem sábia e volta e meia ela nos surpreende com novidades, não é mesmo?
Na composição do sangue humano encontramos ainda o plasma sanguíneo, que nada mais é que a parte líquida do sangue. Ele não é vermelho, isso já falamos que é causado pelos glóbulos, mas é amarelado e se une ao sangue como para formar o líquido completo.