Vocação Profissional e Mercado de Trabalho

Momento da Escolha Profissional

As pessoas em geral, em especial os jovens que se deparam com o momento da escolha profissional na época de prestar concurso vestibular, normalmente ficam indecisos sobre qual profissão seguir. A principal dúvida é saber se o que eles querem fazer lhes dará uma remuneração compatível com suas expectativas, e se será fácil para eles conseguirem um emprego com rapidez.
Diferentes Caminhos de Trabalho

Diferentes Caminhos de Trabalho

Problema Complexo

Para algumas pessoas parece ser simples  a solução: Se o jovem tem aptidão para biologia ou química deve cursar medicina, se souber matemática deve fazer engenharia e assim por diante. No entanto, especialistas em educação revelam que o problema não é tão simples assim. Muitos indivíduos vivem o conflito entre fazer o que realmente gostam e a dúvida se vai haver vagas para empregá-los no mercado de trabalho, que todos sabem ser muito competitivo.

Múltiplos Estímulos

Atualmente com  o aumento do número de faculdades em funcionamento e os diversos novos cursos superiores que são oferecidos aos que nelas ingressam, os jovens tem cada vez mais um leque maior de possibilidades de escolha, e isso pode ter uma influência muito grande no processo de decisão profissional. Normalmente, nessa época de escolha de qual  futuro profissão deverá seguir, há em muitos casos uma pressão familiar sobre o que pretende  com o trabalho escolhido para exercer: Se ele tem ambição e necessidade de conquistar sua independência financeira, se quer o status do cargo, ou se visa somente ganhar muito dinheiro com o trabalho que irá desenvolver. Os especialistas orientam que fazer a conciliação entre todos esses fatores é praticamente impossível, por isso a escolha de que caminho profissional seguir se torna tão difícil.
Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Empregabilidade

Porém um dos maiores problemas vivenciados pelos jovens aspirantes  a uma carreira profissional é a questão da empregabilidade, pois todos almejam trabalhar na profissão que escolheram seguir. E aí começam os problemas sobre como conseguir uma vaga de emprego num mercado de trabalho tão amplo e competitivo

Responsabilidade das Universidades

Segundo pesquisas realizadas, o índice de desemprego nos jovens aspirantes a uma vaga no  mercado de trabalho é quase o dobro do restante da população brasileira. Em virtude dessa situação, várias entidades universitárias vem firmando parcerias com outras instituições para facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Profissionais

Profissionais

Fazendo a Diferença

Uma das principais atitudes que o jovem que pretende ingressar em um mercado competitivo é seguir sua vocação profissional. Mas isso só não  é suficiente. Para se destacar em um mercado altamente competitivo, o profissional deve além de se graduar no curso universitário que tem aptidão, sempre tentar buscar um diferencial para se destacar. Essa diferença em relação aos outros profissionais, pode ser obtida através de cursos de especialização paralelo ao curso de graduação, busca por estágios mesmo que não sejam remunerados e tentavia de aprender tudo o que puder durante o período. O importante é sempre seguir a vocação profissional, pois uma pessoa que trabalha em algo que não gosta, certamente não será uma boa profissional e não conseguirá competir com profissionais competentes que amam o que fazem.
Salete Dias
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.