Maternidade e Perfeição

Mãe Perfeita

Algumas mulheres quando se tornam mães, tem uma ansiedade tão grande em serem perfeitas,que acabam prejudicando o seu equilíbrio emocional, e o desenvolvimento do próprio filho. As crianças são na maioria das vêzes, prioridade na vida delas, porém quando essa situação passa do limite do aceitável, e elas não tem mais tempo disponível para si mesmas, pois ficam exclusivamente com o filho, podem estar sofrendo do que os especialistas chamam de Síndrome da Mãe Perfeita.

Filho

Filho

Diferença entre Prioridade e Exclusividade

Os especialistas fazem uma distinção clara, entre prioridade e exclusividade. A primeira diz respeito aos cuidados necessários, nos primeiros anos de vida com a criança, já a segunda,pode ser definida, quando há uma perda do equilíbrio, e mãe passa  a organizar sua rotina, em razão da vida dos filhos, esquecendo delas próprias, abandonando as tarefas que exerciam na fase anterior à gestação, como atividade profissional, por exemplo, e até mesmo o papel de esposa e mulher. Os filhos devem entender que sua mãe, é uma pessoa que possui qualidades e defeitos como todo mundo, pois ela é uma pessoa real, com necessidades  iguais aos dos outros.

Maternidade

Maternidade

Controle Excessivo dos Filhos

Algumas mulheres, após se tornarem mães, não  conseguem se equilibrar emocialmente, e acabam adotando uma postura de controladoras em relação aos seus filhos, mesmo quando eles já ficaram jovens, e até mesmo adultos. Elas costumam encarar a maternidade, como um papel que deve ser exercido com perfeição, esquecem delas, e passam a se dedicarem exclusivamente aos filhos,controlando todas as atitudes que eles venham a tomar. Os especialistas em educação, orientam que esse tipo de comportamento, se não for corrigido a tempo, pode no futuro, ocasionar problemas para o filho e complicações na vida da mãe.

Interferência Social na Maternidade

A maternidade para a mulher é uma condição, que traz muitos benefícios e felicidades, pois grande parte delas sonham em um dia se tornarem mães. No entanto, há uma situação que é muito sutil, e passa às vêzes, despercebida, mas que toda mãe com certeza vai experimentar: O sentimento de que as pessoas a estão vigiando. De acordo com os profissionais da área, a sociedade é muito exigente com as mulheres que são mães, e acabam rotulando-as como boas ou más, dependendo da maneira como educam seus filhos.Elas são as principais responsáveis pela socialização da criança, o que por si só, já é uma grande responsabilidade, e em virtude disso, muitas delas acabam exigindo demais de si mesmas,gerando um estado de constante ansiedade.

Preparação e Roupas

Preparação e Roupas

Opinião de Especialistas

Segundo alguns psicoterapeutas, o problema pode estar desde o início da educação do filho, pois é nessa fase que a mulher aprende as responsabilidades da maternidade, podendo gerar, em algumas dleas, um sentimento de ansiedade e excessiva preocupação. Principalmente, no primeiro filho,há mais chances delas construírem a fantasia de que tem de ser perfeitas,resultando numa falta de habilidade para equilibrar as outras tarefas que exerce, como as profissionais por exemplo, e atuando com total exclusividade na função de cuidar do filho. Na verdade, mais do que a vontade de atingir a perfeição,há uma sensação que a mulher experimenta de não ser suficientemente boa com a criança, ou de não estáo fazendo o melhor para ela. Para algumas mães que trabalham fora de casa, pela agitação da vida moderna,fica sempre o sentimento de culpa, em não dispor de tempo suficiente para o filho, porém vale lembrar que todos tem um limite que deve ser respeitado. Independente da mulher exercer sempre o papel de mãe,é necesssário permitir que a criança em alguns momentos esteja sozina, para que ela consiga ter suas próprias experiências, e conseguir amadurecer.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.