Hábitos das Pessoas Pouco Produtivas

As pessoas confundem ser produtivo com estar sempre ocupado, uma coisa não é sinônimo da outra. Podemos dizer que uma pessoa produtiva é aquela que pensa rápido, toma decisões assertivas em pouco tempo, concluiu as suas atividades e ainda consegue se manter com boas ideias para inovar em seu dia a dia.

Se essa não é a sua realidade e parece que as atividades aumentam, mas o tempo só diminui saiba que existem certos hábitos que sabotam o seu progresso. Há alguns anos as pessoas produtivas eram aquelas que conseguiam produzir muito em pouquíssimo tempo. Hoje em dia a pessoa produtiva é aquela que consegue cumprir as suas metas e fazer escolhas assertivas.

Os Hábitos das Pessoas Pouco Produtivas

Falta de Critérios e Falta de Não

Um dos principais hábitos que atrapalham a rotina das pessoas é a falta de capacidade em dizer não para determinadas situações. Pense que para cumprir todas as suas tarefas é necessário ter um tempo hábil. Assim se você sabe que precisará da tarde toda párea concluir um projeto de trabalho não poderá ficar de babá do seu sobrinho de 4 anos, por exemplo.

Saber dizer não para as tarefas que irão se sobrepor aos seus horários de trabalho ou em que precisa de concentração é essencial. Evite desgastes de ter mais atividades para fazer do que tempo para realizá-las. Além disso, as pessoas pouco produtivas não costumam ter muito foco no que precisam fazer.

Quem trabalha com o computador está sempre se arriscando a cair na navegação na web para verificar o Facebook, comentar no Twitter enfim fazer tudo menos trabalhar. Mantenha o foco na atividade que precisa ser feita e se depois de concluí-la você tiver tempo para navegar pelas redes sociais aproveite, pois é bom relaxar também.

Qualidade X Quantidade

Outra questão que assombra as pessoas que produzem menos do que deveriam é se priorizam a qualidade ou a quantidade. Geralmente as pessoas pensam que o melhor é produzir menos, porém, com mais qualidade do que atingir a meta quantitativa mesmo que sacrificando a qualidade.

Na verdade, o mais certo é aprender a produzir rapidamente com qualidade. Se você não se esforça para fazer melhor e mais rápido acabará ficando estagnado. As pessoas que não conseguem cumprir os seus prazos ou mesmo que tem dificuldade em gerenciar a rotina de trabalho se conformam em ficar a margem do que deveriam produzir.

Procrastinação

O hábito chave da pouca produção, essa palavra significa basicamente deixar de fazer agora para enfrentar enormes dificuldades para fazer depois. Procrastinar é perder tempo com coisas que não tem importância e deixar de cumprir as suas tarefas. Isso quer dizer que quando você deixa de trabalhar para bater papo no Facebook ou pegar aquele cafezinho que demora mais de meia hora está procrastinando.

Evitar esse hábito é fundamental para garantir mais rapidez e eficiência na sua vida profissional e pessoal. Lembre-se que o que você faz hoje não estará a sua espera amanhã para ser concluído. Quando estiver trabalhando evite deixar as redes sociais abertas e ficar conversando com pessoas no entorno.

Fuja das distrações e fique atento para aqueles momentos em que você está dando desculpas para deixar as tarefas pela metade. Uma pessoa produtiva não larga o trabalho na metade para assistir o jogo de futebol ou a final da novela.

Falta de Objetivos

Quando não se tem um plano concreto de chegar a algum lugar é difícil se motivar para realizar as atividades necessárias. Por isso tenha sempre muito claro onde você quer chegar e em quanto tempo pretende alcançar esse objetivo. Senão você ficará observando a vida passar diante dos seus olhos e não vai levantar da cadeira para tomar parte dela e torná-la o que você sempre sonhou.

Falta de Rotina

A palavra rotina é mal vista e dá a impressão de algo chato que é feito infinitas vezes. Porém, quando você aplica o conceito de rotina no seu dia a dia percebe que ela na verdade é a sua aliada para poder sair da rotina. Quando você tem estabelecida uma lista de coisas importantes a serem feitas pode concluí-las mais rapidamente ou pelo menos dentro do período estabelecido.

Assim será possível ter momentos de folga no seu dia a dia para aproveitar e sair com os amigos ou com a família. Perceba que pessoas que produzem pouco geralmente não listam as atividades de trabalho que precisam fazer. Mude esse mau hábito e no final do dia planeje o que precisa fazer no dia seguinte.

Além do plano de trabalho pense no que você gostaria de fazer com o tempo de folga que surgirá. Temos certeza que você ficará muito mais motivado a concluir o que precisa.

Estar Conectado o Tempo Todo

Hoje em dia é difícil se desligar de forma definitiva do e-mail e da internet como um todo, pois estamos na era dos smartphones e tablets. Porém, saiba que toda vez que você deixa de fazer a sua atividade principal para dar uma olhada no e-mail perde a concentração no que estava fazendo.

É necessário ter o trabalho de deixar a tarefa, ler o e-mail e depois o outro trabalho de retomar a atenção. Obviamente não podemos nos desligar do celular e internet definitivamente, mas sempre podemos elencar o que é mais ou menos importante e o que pode e o que não pode esperar.

Por exemplo, se você está no meio de uma tarefa importante não tem como parar o que está fazendo para responder e-mails pessoais. Porém, se o e-mail é de uma pessoa que trabalha com você e está precisando de uma resposta rápida a coisa muda de figura. Durante os momentos de pico de trabalho fique distante do celular, e-mail e redes sociais.

Ser Multitarefa

Sabe a máxima de que as pessoas que querem fazer tudo acabam não fazendo nada? É totalmente real e as pessoas que sofrem com a baixa produtividade estão sempre tentando fazer mais do que conseguem ou tem tempo hábil. Saiba qual é o seu limite, ou seja, até que ponto você realmente está preparado para realizar tudo o que se propôs.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.