Elogio é Bom e Crítica Também

Sem dúvida é fácil lidar com o elogio. Repare como alguém sorri gostoso quando é elogiado, especialmente se o elogio é sincero e não se trata de bajulação.

Agora, quando se critica alguém, a defesa é logo colocada, a pessoa nem espera a construção da crítica e já sai se justificando ou negando. Algumas vezes até abafando a outra pessoa. Bom seria se o mesmo empenho houvesse no sentido da acolhida à crítica, como fazemos com o elogio, pois, a não ser que se trate de maldade, a pessoa pode ter razão, e assim, faz vermos algo que precisamos mudar ou repensar, como uma atitude inadequada que não percebemos.

Crítica

Crítica

O Olhar para Dentro de si

Gostamos de olhar no espelho para saber como estamos. A crítica de alguém confiável funciona como espelho e nos faz ver o que está “despenteado” em nossa conduta.

Contudo, para que nossa crítica seja válida, precisamos observar bem, colher exemplo para convencer a pessoa que certamente terá dificuldade em enxergar sob outro ponto de vista. Criticar sem um propósito pode não valer a pena.

Ainda outro aspecto a considerar: cuidado com o preconceito, pois o que vale para um pode não fazer sentido para outro.

Desde muito pequeno, o ser humano deseja agradar aos pais e, quando não consegue, se frustra. Agradar a todos o tempo todo é impossível e é bom pensar sobre isso para não viver insatisfeito.

Elogio

Elogio

A Pergunta

Vale se perguntar sempre: o que tenho feito de bom? Em que posso melhorar? E se merecer elogio por algo que fez, comece por fazê-lo intimamente, pois pode parecer estranho e desagradável aos outros  alguém que se gaba.

Se precisar criticar-se, faça-o também  intimamente, porém, sem ser excessivamente rigoroso consigo mesmo, pois isso pode gerar culpa, e culpa pode conduzir a um ciclo vicioso e impedir o desenvolvimento pessoal.

Creio ser impossível que se possa manter uma conduta impecável e sem falhas ao longo da vida. A falha é parte da condição humana, do mesmo modo que é parte da humanidade aprender com os erros, nossos e de outros. Assim, como podemos ser espelhos uns para os outros é possível nós mirarmos em atitudes que aprovamos e repudiarmos as que vemos e com as quais não nos identificamos.

Malefícios do Elogio

Malefícios do Elogio

Empresários, comerciantes e prestadores de serviços já compreenderam o quanto é importante saber o que pensam seus clientes e costumam deixar uma “caixinha” para colher críticas, elogios e sugestões. Tomara que a isso seja dada a devida atenção, para que realmente faça sentido a pessoa se empenhar em colocar suas impressões nessas “caixinhas”.

Você já reparou na estrada em algum caminhão a seguinte pergunta: “Como estou dirigindo?”. Ali tem um modo da pessoa se comunicar para responder a essa pergunta.

Elogio é muito bom… crítica, também. Pense no assunto.

Autora: Simone Maria Gonçalves Mendonça

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.