Alergias na Estação do Verão

Que o verão é a estação mais esperada do ano, ninguém duvida, pois é  o período onde as pessoas começam suas viagens de férias. No entanto, junto com ele vem também as indesejáveis alergias, pois  os excesso de calor pode aumentar o risco das pessoas apresentarem reações alérgicas.

Manifestação do Problema

De acordo com  profissionais especializados em dermatologia, o excesso de calor no verão  somado a viagens  podem desencadear reações alérgicas, que se manifestam na pele do indivíduo, em virtude do contado dele com acessórios ou roupas, fazendo com  que o suor, que tem a capacidade de diluir as partículas das substâncias promova a sua absorção através do corpo humano. Um exemplo prático, é a frequência com que as pessoas apresentam alergia a alguns tipos de pulseiras , brincos e colares,pois esses materiais podem ser feito com sulfato de níquel, que em contato com a pele causa a reação.Muitos dermatologistas relatam casos de pessoas que nunca tinham apresentado antes nenhum tipo de alergia, e no verão reclamam do aparecimento de descamações, coceiras ou vermelhidão na pele.

Alergia a Camarão

Alergia a Camarão

Como Ocorre o Processo Alérgico

Os dermatologistas  explicam que no verão, com as altas temperaturas, as pessoas tendem a suar mais e a se vestirem com roupas mais leves, o que provoca um maior contato entre os acessórios que usam com a pele. Essa combinação é que desencadeia os processos alérgicos, mesmo que antes elas nunca tivessem apresentado esse tipo de problema. A alergia não é um problema congênito, já que ninguém nasce alérgico. Ela  é uma condição que o indivíduo adquire ao longo de sua vida, e a estação do verão é um período que proporciona o  seu aparecimento, por mais estranho que isso possa aparecer para as pessoas, principalmente as que nunca tiveram alergia .

Provocam Alergias

Provocam Alergias

Hábitos dos Pacientes

De acordo com os especialistas, vários pacientes relatam que sempre  usaram pulseiras, brinco ou colares e nunca haviam apresentado processos alérgicos nas suas vidas. No entanto, o problema é que depois de algum tempo de uso, o organismo humano começa a rejeitar as substâncias que compõem esses acessórios. Vale ressaltar que o processo alérgico não aparece logo no primeiro contato com o agente que provoca  a alergia (Agente Alergênico), sendo necessários, às vezes, vários contatos para desencadear o problema alérgico. Nos primeiros contatos o corpo humano identifica a substância e aciona seus mecanismos de defesa, o que resulta no processo alérgico. O período necessário para que uma reação seja desencadeada vai depender da exposição ao agente alergênico, e também da tolerância do organismo da pessoa.

Gripe

Gripe

Agentes Alergênicos

Os profissionais especialistas, informam que além do sulfato de níquel encontrado em acessórios como brincos, colares e pulseiras, o processo alérgico pode ser provocado por outras substâncias, principalmente as que compõem os cosméticos e as maquiagens. Em caso de suspeita de alergia, deve ser feito um teste de contato com  a pele, para verificar se a pessoa é alérgica a determinado produto. Esse teste é realizado através de filtros de papel que ficam colados nas costas, próximo as prováveis substâncias responsáveis pelo processo alérgico. Esse material permanece no corpo da pessoa por cerca de dois dias, para verificar se há alguma reação. Esse procedimento é fundamental para diferenciar os sintomas alérgicos de uma irritação comum, pois a alergia está relacionada com a intolerância do organismo humano a alguma substância, demorando mais a aparecer, enquanto que a irritação surge bem mais rapidamente, e está ligada à exposição a alguma substância forte, como ácidos por exemplo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.