O que é a Catarata?
A catarata afeta o cristalino do olho, causando embaçamento da visão. Depois de ter catarata, a luz é dispersa, ou seja, fica total ou parcialmente bloqueada. Esta opacificação prejudica a visão da pessoa. Embora a catarata seja uma anormalidade da visão, é uma ocorrência normal na velhice.
Mais de 90% de pessoas com mais de 75 anos têm catarata. Na maioria das vezes, a catarata afeta ambos os olhos, mas normalmente um olho é mais afetado que o outro.
Os sintomas da catarata podem ser tão mínimos que as pessoas afetadas sequer tenham conhecimento dela. No entanto, o portador de catarata não pode ver bem o suficiente para funcionar normalmente em sua vida diária.
Como Saber se Alguém tem Catarata?
Um dos sinais de que você está começando a ser afetado por catarata é ter a visão enevoada, nublada ou velada. Também pode haver mudanças na visão de cores. A condução noturna torna-se difícil porque os faróis parecem evidentes, assim como as lâmpadas e do sol. A visão dupla também se torna um problema.
Como a Catarata Pode ser Tratada?
A forma mais comum é mudar de óculos com lentes bifocais e aumentar o grau. Mas, se este método não é suficiente, talvez a cirurgia seja necessária. O tratamento será feito pela remoção da lente do olho e substituição da mesma por uma lente artificial, que é conhecida como implante.
A catarata também pode ser removida através de cirurgia, e seu médico irá explicar como você pode se preparar para as diferentes opções. A cirurgia à laser é uma forma de retirar a catarata. Esse tipo de cirurgia continua sendo testado experimentalmente. Ele utiliza luz em vez de ultra-som na dissolução da catarata. Processos conhecidos com LASIK e LASEK caem nessa categoria de cirurgia.
LASEK
LASEK significa Laser Epitelial Keratomileusis, e nesse procedimento, a camada da superfície da córnea será tratada com álcool e será descascada para remodelar a camada de baixo. O processo evita as complicações associadas com a catarata.
LASIK
LASIK significa Laser in Situ Keratomileusis, e nesse tipo, a camada superficial da córnea é lavada. Isso é feito para remodelar a superfície da córnea subjacente. O método LASIK começou a ser utilizado em meados dos anos 90 e substituiu em grande parte o antigo processo chamado de PRK ou Ceratectomia Fotorrefrativa. No processo LASIK, uma aba é criada na camada superior da córnea para permitir o acesso à superfície inferior.
O método LASIK evita a maioria dos problemas de dor pós-operatória, reabilitação lenta e opacidade corneana, que são vistos no PRK tradicional. Leva algumas semanas para cicatrizar completamente o olho que sofreu a cirurgia a laser. É aconselhado para pacientes que tenham catarata nos dois olhos, deixar um olho curar antes de tratar o outro olho.