As amígdalas desempenham função de defesa no corpo humano. É rica em glóbulos brancos, estas possuem características de imunizar, pois detecta, identificam o corpo estranho e os eliminam. Na fase infantil a amígdala possui papel de extrema importância, já que é nessa época que inflamação na amígdala é mais comum, depois da puberdade as dimensões de defesa diminuem.
Existem dois tipos de manifestação da doença, a amigdalite aguda e a crônica. A aguda ocorre geralmente em crianças com mais de três anos de idade, a enfermidade apresenta-se de forma extrema, com forte febre, mal-estar, dor de cabeça e muita dor de garganta que dificulta desde movimentos da cabeça como engolir. As amígdalas apresentam pontos brancos, pus, e geralmente ficam inchadas e avermelhadas. Quando tratada corretamente, os sintomas desaparecem em aproximadamente cinco dias.
Já a amigdalite crônica, se apresenta com grande freqüência infecciosa aguda, já que os microorganismos podem ter se instalado e continuar a provocar lesões no tecido. Nas crianças, as amígdalas podem inchar tanto ao ponto de haver dificuldades de respiração e ainda podem abrir fendas. Em adultos a amigdalite crônica não ocorre sintomas, mas em alguns casos desenvolve dores de garganta, mau hálito, dificuldade em respirar e engolir, além de secreções mucosas.
.