Combater a obesidade infantil está se tornando cada dia mais necessário, já que este é um problema global que vem atingindo crianças de diferentes idades e culturas. Para ajudar a evitar ou acabar com essa condição, preparamos este artigo. Acompanhe.
A obesidade infantil está se tornando uma epidemia e, além de afetar na qualidade de vida dos pequenos podendo, inclusive, desencadear problemas emocionais, ela ainda colabora para o desenvolvimento de doenças como a diabetes, pressão alta, e altos níveis de colesterol e insônia.
Existem muitos motivos que tornam a necessidade de combater a obesidade infantil fundamental, mas nem sempre essa é uma tarefa simples, já que a maior parte das crianças que sofre com esse problema não entende a gravidade do problema e não está dispostas a abrir mão dos seus hábitos alimentares.
Para ajudar nessa luta, preparamos um artigo com 9 dicas para combater a obesidade infantil que todas as pessoas que possuem filhos ou pensam em tê-los precisam conhecer. Acompanhe e descubra quais são essas dicas.
9 dicas para combater a obesidade infantil
- Estimule a prática de atividades físicas
Não importa qual seja a prática, contando que seu pequeno possa correr ou exercitar, sem se colocar em perigo, a atividade física deve ser incentivada. Procure atividades que ele goste, como jogos com bola, patinação, dança, natação, etc.
- Reduza o tempo de distrações ociosas
Como isso funciona? Simples, seu filho gosta de assistir TV, jogar videogame ou ficar horas em frente a um computador? Diminua o horário permitido a eles para a realização dessas práticas. Não é preciso proibi-los, basta reduzir alguns minutos por dia para que eles comecem a procurar outras atividades e comecem a se mexer mais.
- Não engorde demais na gestação
Existem estudos que mostram que casos de gestações em que a mãe ganhou muito peso fazem com que as chances de obesidade infantil desses bebês sejam muito maiores. Então comece a cuidar do controle de peso do seu filho/filha já no ventre.

Desenvolvimento da Obesidade Infantil
- Seja um bom exemplo de saúde
A melhor maneira de ensinar as crianças são os exemplos. Tanto os bons como os ruins influenciam nas atitudes e escolhas dos pequenos. Então, quanto melhor for sua alimentação e seus hábitos físicos, melhor será o comportamento do seu filho em relação a esses assuntos.
- Invista em um ambiente agradável na hora das refeições
Torne as refeições, eventos familiares agradáveis, com conversas leves e divertidas, onde todos se sentam em volta da mesa e conversam sobre diversos assuntos. Além de melhorar o convívio entre os membros da família, os pequenos gostarão muito mais do período das refeições, mesmo que essas sejam cheias de legumes e verduras.
- Procure um médico
Não é apenas a má alimentação e a ausência de atividades físicas que podem desencadear a obesidade infantil. Distúrbios hormonais e questões genéticas também podem causá-la. Portanto, se seu pequeno estiver acima do peso, procure um médico para investigar a causa exata do problema.
- Não obrigue a criança a comer
É muito comum que pais façam o prato das crianças e os obriguem a comer tudo. Se não se trata de uma situação em que a criança está fazendo ‘birra’ ou um caso de recomendação médica, não obrigue seu filho a comer demais. O ser humano nasce com a capacidade de se sentir satisfeito quando não há mais a necessidade de ingerir alimento. Se você força seu filho a comer mais do que ele realmente precisa, ele se habituará a comer demais.
- Altere os hábitos alimentares de toda a família
Obrigar seu filho a comer alface enquanto você come batatas fritas não é nem um pouco legal. Aproveite para cuidar melhor da alimentação de toda a família, e elimine do cardápio diário de todos o excesso de açúcares, frituras e alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos. Assim, todos terão mais saúde.

Alteração dos Hábitos Alimentares é o caminho
- Conte com a ajuda de produtos naturais
Há uma série de produtos naturais e químicos que podem ser consumidos por crianças e que ajudam a combater a obesidade infantil. Inibidores de apetite são uma ótima opção, desde que recomendados pelo médico. Não medique seu filho sem uma orientação médica. Isso pode ser imensamente perigoso.
Combater a obesidade infantil é fundamental para que as crianças de hoje tenham mais chances de terem uma vida longa e saudável, e é responsabilidade dos pais, ou responsáveis por essas crianças, lutar contra esse problema.
Fonte: Euroclinix, Globo Esporte