Preconceito No Esporte

O esporte é uma das atividades que fazem parte de um grupo daquelas consideradas excelente praticamente em toda vida de um ser humano, seja de forma profissional ou somente como lazer. O corpo precisa de atividade física, mas a mente também. Fazer parte de um grupo ou participar de jogos interagindo com outras pessoas serve para criar conceitos de respeito, solidariedade e amizade. Infelizmente, nem sempre é isso que presenciamos dentro e fora de “campo” e não estamos falando só de futebol, outras modalidades de esporte presenciam o preconceito de determinadas pessoas.

Preconceito No Esporte

Preconceito No Esporte

Muitas vezes, as pessoas exageram no meio da torcida, não se limitam a brincadeiras ou a músicas para levantar o próprio time. Acabando usando o esporte para demonstrar preconceitos, que provavelmente, fazem parte da vida cotidiana dessas pessoas.

Em 2011, um jogador de vôlei sofreu preconceito da torcida adversária do seu time, durante uma partida. Michael foi chamado de “veado” todas as vezes que tocou na bola, e o pior, a torcida que gritava era formada por homens, mulheres e crianças, que já são direcionadas para esse tipo de preconceito, herdado dos pais.

Preconceito No Esporte

Preconceito No Esporte

Michael foi vítima do preconceito, pessoas homofóbicas, mas não se deixou abalar. Na semana seguinte do jogo, assumiu a sua homossexualidade e afirmou não ter feito ainda, porque não sentia a necessidade de expor a sua vida privada publicamente. Foi uma resposta firme para os preconceituosos, e os verdadeiros torcedores, deram a resposta, e lotaram o estádio no jogo seguinte para apoiar o atleta.

Muitos episódios de homofobia dentro do esporte estão sendo vistos nos últimos tempos. Parece que as pessoas resolveram usar as torcidas para colocar para fora os seus horríveis preconceitos. No futebol, jogo que no Brasil envolve ainda mais emocionalmente o povo brasileiro, também foram vistas inúmeras demonstrações de preconceito, dentro e fora do nosso país. Aliás, o problema vai muito além dos gramados, pessoas já perderam a vida em brigas violentas de torcidas.

Voltando ao preconceito no esporte, em uma única semana, o futebol serviu como desculpa para pessoas colocarem para fora todo o preconceito que já existe dentro delas. O jogador brasileiro Roberto Carlos, foi o primeiro a passar pelo problema, ele que defende o Anzhi na Rússia, sofreu preconceito racial por parte dos torcedores do Zenit, que lançaram uma banana para o lateral-esquerdo antes de começar uma partida.

Preconceito No Esporte

Preconceito No Esporte

Depois foi a vez de outro jogador de futebol brasileiro passar por uma situação de preconceito racial. Dessa vez na Espanha, Marcelo do Real Madrid foi vaiado com gritos racistas pela torcida do time adversário Atlético Madri. Para completar a sequência de mau comportamento das torcidas, foi a vez de Neymar sentir na pele o preconceito, que está ficando cada vez mais normal no esporte. O jogador brasileiro num amistoso entre Escócia e Brasil, na cidade de Londres, “recebeu” uma banana, jogada de um torcedor adversário, no momento em que fazia uma ação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.