Pirataria

No passado a pirataria fazia parte da vida do povo, uma vez que o comércio entre as nações era feito todo através do mar, e os navios levavam o ouro, as especiairias e toda sorte de riquezas, contudo com o tempo, a evolução e os avanços da tecnologia e formas de transporte mais rápidas a pirataria praticamente deixou de existir, pois as riquezas não eram mais transportadas por mar e os navios se tornaram imponentes e bem guardados para simples piratas. E assim foi por muito tempo. Entretanto o que estamos vendo nos últimos anos é um crescente ataque de piratas que seqüestram navios, roubam transporte de cargas, aterrorizam tripulações inteiras e em alguns casos até matam pessoas. Os ataques piratas estão cada dia mais freqüentes e a zona mais perigosa é o Golfo de Áden na Costa da Somália, onde somente este ano mais de 40 navios foram capturados.

Pirataria

Pirataria

A grande extensão da área da região dificulta a ação das patrulhas internacionais que tentam coibir a ação dos piratas e a ONU aprovou uma autorização que permite o ataque de Piratas no Golfe de Áden em operações aéreas e terrestres. Os piratas do mar, ou piratas da somália como estão sendo chamados normalmente chegam aos navios em pequenos e velozes botes e invadem os navios fortemente armados, dominam a tripulação e os mantém reféns. Em 2007 foram 42 navios seqüestrados somente na Somália e as autoridades não revelam valores, mas estima-se que o valor dos resgate dos navios é de cerca de um milhão de dólares. As notícias que caíram na mídia dão conta de que no momento sejam 14 o número de navios capturados com cerca de 200 tripulantes sob ameaça.

Brasil

Brasil

No inicio do mês a tripulação de um navio Nigeriano foi liberada depois de 10 meses sob a mira dos seqüestradores. Fatos como este estão se tornando comum, e os marinheiros estão sob constante tensão. A situação é muito grave, e as autoridades já rastrearam e elaboraram um mapa dos mares, os maiores do mundo, e os pontos de maior risco, pois além da pirataria na Somália que ataca navios de transporte de carga o ataque a iates, cruzeiros e outras embarcações de luxo tem se tornado freqüente em todo o mundo. O Brasil possui uma imensa área costeira com mais de 8 mil quilômetros e a região dos Estreitos, ao largo da famosa Baia de Guanabara e do Porto de Santos são as 3 principais áreas de risco da economia brasileira.

Crime

Crime

Os ataques são freqüentes e acontecem em todo o mundo, dia 18 de junho um iate na costa da Itália foi atacada, roubaram jóias, cédulas de dinheiro e jogaram a tripulação no mar com bóias salva-vidas, levando o barco. Com certeza são duas categorias de piratas diferentes, os que atacam navios mercantes pertencem normalmente a máfias, preparadas com armamento, GPS, mascaras e equipamentos de avançada tecnologia capaz de fazer um navio parar, os piratas que atacam turistas normalmente são Ganges formadas por ladrões com experiência no mar, mas independentes. Contudo esse tipo de ação causa um prejuízo avaliado em mais de 16 bilhões de dólares por ano a economia mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.