Aluno Armado

A violência nas escolas está em todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil. Os casos mais recentes são os dos alunos que são atacados na saída ou entrada das escolas da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Neste caso, se trata de grupos de meninos que se juntam para roubar celulares, mochilas e outros pertences, casos que nem são “tão sérios” se comparados com o que aconteceu na Escola Municipal Tasso de Silveira, em Realengo, na Zona Norte do Rio, em 2011.

Uma cena que até então parecia estar bem longe dos olhos dos brasileiros, situações como essa eram vistas nos telejornais, em outros países.

Foi o primeiro massacre, a primeira vez que esse tipo de violência foi praticada dentre de uma escola brasileira. Um alerta para pais, professores, alunos e principalmente, para as autoridades, que devem evitar que atentados em escolas voltem a se repetir. Felizmente, depois de 2011, nada semelhante foi observado no Brasil.

Ataques em Escolas: Casos Internacionais

No Brasil, foi a primeira vez que um aluno invadiu a escola e atirou nos colegas e quem mais entrasse na sua frente, porém, em outros países, os atentados desse tipo são bem comuns.

Escolas americanas, canadenses e russas já conviveram com esse tipo de violência e mais de uma vez. Um exemplo, que chocou o mundo todo, foi o atentado cometido por Wellington Meneses de Oliveira deixando 1 menino e 10 meninas mortos e mais 18 alunos feridos. No final do ataque, ele pois fim a prórpia vida, mas antes, ainda feriu um policial.

Wellington deixou uma carta explicando o porque da decisão de cometer o crime. Ele, que já tinha sido aluno da escola, conseguiu entrar facilmente na instituição alegando que deveria pegar um histórico acadêmio.

Para alguns estudiosos, não se tem muito o que se espantar, a violência que acontece dentro da escola é a mesma que acontece fora dela. Se deveria fazer um estudo profundo sobre os atos violentos de uma forma geral.

Sendo assim, o conselho dos especialistas é que as escolas revejam os seus conceitos de segurança. Diante da tragédia da escola da zona norte do Rio, os especialistas dizem que o erro é pensar que não estávamos vulneráveis a esse tipo de violência, quando na verdade, estamos, era uma questão de tempo e caso semelhantes podem ocorrer.

Motivos Para Prevenir Esse Tipo de Ataque

Quando o caso de atentado em uma escola aconteceu no Rio de Janeiro, as pessoas trataram como se fosse algo de um “outro país”, mas não é bem assim. Segundo especialistas, sempre fomos vulneráveis e para entender o que aconteceu basta fazer a análise do indivíduo que comete o atentado e as suas relações sociais.

O fato de muitas pessoas serem tratadas sem nenhum respeito pode levá-las a se tornar agressores. Para psicólogos, esse tipo de agressão é o resultado de pessoas que odeiam algo e não sabem lida com esse sentimento dentro de si e sem lucidez, cometem esse tipo de atentado. Claro, que eles dizem que tem um grau de insanidade.

Para os psicólogos, normalmente, a resposta para que alguém cometa um atentado pode estar nas humilhações que ele sofreu dentro da própria escola. Se trata de um “ponto de defesa’, que é acionado, porém, em um nível não normal. O ataque é acabar de uma vez por todas com aquilo que o incomoda.

Estrutura Familar e Atendimento Psicológico

Seria necessário que todas as escolas oferecessem um acompanhamento psicológico para todos alunos, dessa forma eles serão monitorados e isso poderia identificar aqueles que estão sofrendo e reagindo mal com conflitos interiores. Porém, o contrário, professores e alunos não estão preparados para situações de violência contra os alunos.

Vale ressaltar que os alunos que escapam de atentados como esse, também passam por um forte impacto na vida e também precisam de acompanhamento. A estrutura familiar também deve ser forte e dentro de casa, os pais podem perceber que tem algo errado com o filho e evitar uma tragédia.

Outro ponto importante é saber de onde vem essas armas que servem para criar grandes tragédias e tirar a vida de tantas pessoas. É necessário redobrar a atenção e trabalhar para evitar as armas ilegais. A fiscalização deve ser mais eficiente e essas armas devem sair de circulação.

Tragédias como essa ganham o mundo inteiro. Foi o que aconteceu quando a tragédia foi no Rio de Janeiro, no dia seguinte, o atentado estava nos principais jornais do mundo.

No Mundo: Ataques Que Chocaram

– Em 20 de abril de 1999, dois jovens, um de 18 anos e outro de 17, invadiram uma escola atirano contra alunos e professores. No final, ambos se suicidaram. Ao lado do corpo, uma mensagem deixa por eles, “ nãoc ulpem mais ninguém por nossos atos. É assim que queremos partir.”. No total a tragédia deixou 15 mortos e 25 feridos.

– Em 6 de junho de 2001, no Japão, Mamoru de 37 anos invadiu uma escola com uma faca nas mãos e durante 17 minutos deixou todos apavorados. O japonês conseguiu invadir algumas salas e esfaqueou vários estudantes. No total foram assassinadas 8 crianças, com idade entre 6 e 8 anos. Até que ele foi controlado por funcionários da escola. No julgamento lamentou não ter entrado no jardim da infância, onde conseguiria matar mais crianças.

– Em primeiro de setembro de 2004, na Rússia, um grupo invadiu uma escola e durante um longo tempo fez mais de mil pessoas de refém e exigiram que a Rússia tirasse as tropas da Chechênia, para que o ataque chegasse ao fim. Os sequestradores ameaçavam explodir a escola caso a polícia tentasse invadir o ginásio.

Na tentativa de salvar os reféns a polícia depois de 2 dias, invadiu o estádio e uma bomba de fato acabou explodindo e 334 pessoas morreram, sendo 186 crianças.

– Em 16 de abril de 2007 um ataque chocou os Estados Unidos, matando 33 pessoas e deixando 21 feridas. O caso aconteceu em Virginia e foi praticada por um sul-coreano, Cho Seung Hui.

– Em 11 e março de 2009, na Alemanha, uma escola foi invadida por um ex-aluno, na época com 17 anos e matou nove alunos. Na fuga, com um refém, ele ainda matou mais duas pessoas e deixou policiais feridos, para suicidar-se, em seguida.

Isso que dá andar armado, uma hora alguma coisa dá duplo sentido.

Aluno Armado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criminalidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.