A palavra Propaganda pode ter inúmeros significados, mas num contexto geral ela significa propagar uma ideia para convencer alguém a fazer algo. Entretanto, o que muitos não sabem a respeito dela é que se trata de uma das atividades humanas mais antigas do mundo de que se tem registro.
A história da Propaganda nos faz compreende-la um pouco melhor e sair um pouco do lugar comum de imaginar que apenas os comerciais de TV são Propaganda. Um bom exemplo de que essa atividade sempre esteve junto com o homem é pensar que até mesmo os escritos romanos antigos de Lívio são considerados uma forma de Propaganda, uma exaltação de Roma.
O nome “Propaganda” tem a sua origem da Sagrada Congregação Católica Romana para a Propagação da Fé. A função é propagar uma ideia, como se fosse um boca a boca que convence o maior número de pessoas que algo é bom ou relevante. A religião faz parte da história da Propaganda de uma maneira bastante intensa, uma vez que utilizou de seus métodos para ter mais fiéis do Cristianismo.
Com o passar do tempo a Propaganda foi evoluindo e desenvolvendo novas técnicas. Durante períodos mais sombrios da nossa história, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, essas técnicas foram utilizadas para conseguir mais soldados para o front. Além disso, também os partidos totalitários se valeram dela para conseguir estabelecer as suas ideias no poder.
A União Soviética (atual Rússia) é um dos maiores exemplos de utilização da Propaganda para implantar e disseminar uma ideia. Durante algum tempo, os cartazes de propaganda foram as formas mais eficientes de transmitir os conceitos desejados, mas com a evolução da tecnologia e o surgimento do rádio e, principalmente, da TV, a Propaganda evoluiu.
Uma coisa que é bem curiosa de observar na história da Propaganda é que ela evolui juntamente com a tecnologia, o que permite que se adapte aos novos tempos. Depois que as pessoas migraram da TV para a internet, ela novamente se adaptou para atingir o seu público alvo.
Atualmente, o conceito de Propaganda é um pouco diferente, deixou de se referir apenas a política, entrando de vez no campo que antes era denominado como Publicidade. Se antes estava muito clara a divisão de que Propaganda era de ideias e Publicidade de produtos e serviços, isso se perdeu nos dias de hoje.
A Propaganda é uma das atividades humanas que esteve presente em quase todas as sociedades, por isso mesmo tem tanta importância e vale a pena ser estudada mais a fundo. Muitos livros se ocupam de apresentar a história dessa atividade de forma detalhada e dão uma ótima leitura. Se você tiver a oportunidade, não deixe de ler um desses livros.