Pirita – O Ouro dos Tolos

Saiba o que é pirita, o ouro dos tolos e como é vendido no Brasil

O ouro é dourado, brilhoso e raro, por isso tão amado. Nada melhor que ter um mineral em casa que quase ninguém tem e, segundo especulações, está acabando no mundo, correto? Em parte. Ter pedras bonitas sem gastar muito também pode ser uma boa opção de sair bela e com muito brilho nas ruas. Quer uma sugestão? Compre joias feitas com pirita, o ouro dos tolos.

Pirita – O Ouro dos Tolos

Pirita – O Ouro dos Tolos

 

O que é pirita?

Já ouviu falar da frase “nem tudo o que reluz é ouro?”. Esta frase poderia ser aplicada facilmente a pirita, uma joia conhecida como ouro dos tolos porque já enganou muita gente. Ela brilha como ouro, é dourada e é encontrada em escavações, por isso se assemelha tanto ao mineral valioso. Já enganou muita gente com tanto brilho, que acreditavam ter encontrado ouro, mas na verdade encontraram uma grande mina de pirita, por isso o apelido.

A pirita, porém, não é de todo mal. Ela brilha bastante, mas não é valiosa porque é facilmente encontrada em todo o mundo, e o que não é raro não vale tanto. Mas para usar como adorno é perfeita! A pedra bruta já tem um certo brilho e tem a vantagem de ter bastante na natureza, o que poderia render bem mais joias do que realmente há no mercado. Fica a dica para designs de joias de preferir trabalhar com pirita ao invés de aço, que é barato e não tem tanto glamour.

 

Pirita – O Ouro dos Tolos

Pirita – O Ouro dos Tolos

Propriedades da Pirita

O ouro dos tolos não é tão sem graça assim. Se não for usada para confeccionar joias, ele serve para bastante coisa. A pirita é nada menos que o minério mais importante do enxofre e com ele se produz ácido sulfúrico, aquele usado na indústria e em alguns casos para desentupir canos e banheiros, pela sua capacidade ácida de derretimento de outras substancias quando aquecida.

A pirita não é tão sem valor assim. Você sabia que ela também tem ouro em sua composição? Pena que tão pouco que não pode ser considerada valiosa, por isso é tão desprezada. Mas visualmente já enganou muita gente mais experiente no ramo da mineração, que anunciou ter encontrado uma grande mina de ouro. Infelizmente, para comercialização não chega a custar R$ 10 o grama, o que é infinitamente menor que o preço do ouro no mundo hoje em dia.

 

Pirita – O Ouro dos Tolos

Pirita – O Ouro dos Tolos

Joias com Pirita: O Ouro dos Tolos

No mercado brasileiro, infelizmente, são raras as peças fabricadas com essa joia. Mas seu brilho exótico tem alguns fãs no mundo que chegam a encomendar as peças. Por aqui são mais encontradas em lojas de acessórios voltadas para classe média alta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jóias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.