Jardinagem Plantas Ornamentais

As plantas ornamentais são plantas daquelas cultivadas devido a sua beleza e que tem o seu uso disseminado para fins decorativos e de arquitetura de interiores. Existem registros de que a humanidade usava plantas ornamentais desde muito cedo com foco em espécies como o lírio branco que foi bastante retratada na Civilização Minoica – esse é o registro mais antigo do cultivo da espécie.

A História das Plantas Ornamentais

A seleção das espécies ornamentais pelo ser humano ocorreu por meio do visual atraente das plantas como flores e inflorescências coloridas e com bastante perfume. Também é possível observar plantas com folhagens diferenciadas e texturas variadas com formatos de caule mais criativos.

Quando o homem percebeu que era possível dar mais ênfase em algumas características das plantas por meio da realização de cruzamentos entre indivíduos que fossem bem dotados passou a desenvolve novos espécimes. Foi a partir de então que surgiram mais variedades com flores de maior tamanho e com mais durabilidade.

Adaptação

As plantas que surgiram por meio de cruzamentos se mostraram mais fortes e resistentes no que diz respeito ao clima e a ação de predadores. Por exemplo, as rosas que são cultivadas há milênios no Oriente Médio já apresentam novas características além de ter diversas formas e terem dado resultado a inúmeros híbridos ao longo do tempo.

As mudanças pelas quais as plantas passam devido ao tempo e também aos diferentes cruzamentos apenas mostram a capacidade que o homem tem de transformar a natureza de acordo com as suas necessidades. Mesmo plantas que são cultivadas com o simples objetivo ornamental precisam passar por adaptações.

Migração das Plantas Ornamentais

A história do mundo mudou significativamente com a descoberta da América, pelos europeus, em 1492. O Velho Mundo não só descobriu novas terras para explorar como também se deparou com um sem número de novas plantas ornamentais que eram nativas do novo continente.

Dentre as plantas que foram levadas para a Europa estão bromélias, aráceas e orquídeas entre outras. Outras espécies foram encontradas no Sudeste Asiático a partir do Século XVI e mostraram para os europeus que existiam várias espécies exóticas que até então eram desconhecidas. O cultivo dessas espécies foi se disseminando com a ajuda de estufas e da tecnologia.

Problemas

A partir do momento que se criou a demanda por plantas ornamentais começou um processo de coleta indiscriminada e também tráfico de plantas que acarretou na extinção de muitas espécies e redução drástica de outras nos casos menos graves. Contudo, algumas espécies conseguiram se adaptar em novos habitats se tornando plantas daninhas.

Mesmo que ainda exista a prática de coleta ilegal de plantas ornamentais as mesmas estão sendo cultivadas em fazendas e geram grandes lucros no mundo todo. Como o mercado de plantas ornamentais somente tem crescido também aumentou o cultivo. No Brasil temos algumas cidades que se destacam pela produção dessas plantas como Holambra e Suzano. Na lista das plantas ornamentais mais cultivadas em nosso país estão palmeiras, bromélias-de-sol e agaves.

Problemas Ecológicos

O cultivo de plantas ou a criação de animais em larga escala sempre traz algum tipo de problema de degradação de biodiversidade o que acarreta num processo de seleção artificial de espécies. Alguns dos seres vivos são selecionados e protegidos pelo homem por renderem alguma lucratividade deixando outras espécies de lado.

Como Cultivar Plantas Ornamentais em Ambientes Internos

Quando estão inseridas na natureza as plantas ornamentais conseguem apresentam excelente crescimento e se adaptam ao habitat da maneira que podem. Observando isso é natural que muitas pessoas desejem cultivar esse tipo de planta em casa. Contudo, não é mesmo cultivar uma determinada espécie em casa ou na natureza.

Em ambientes internos existe restrição de luz e de espaço de maneira que é um verdadeiro desafio conseguir que essas plantas cresçam e se desenvolvam como o esperado. O primeiro objetivo é garantir que a planta tenha perenidade e beleza, então evite situações problemáticas como cultivar plantas com raízes agressivas ou mesmo espécies venenosas especialmente se tem animais e crianças na sua casa.

Boas Opções

Em geral as melhores opções de plantas para cultivo são palmáceas, folhagens, arbustos e alguns tipos de samambaias assim como floríferas que possuem uma capacidade bem interessante de se adaptar. Porém, vale dizer que nem sempre as plantas se comportam da mesma forma em todas as situações.

Um exemplo clássico disso é cultivar uma planta como o lírio da paz (Spathihyllum wallisi) que precisa de sol intenso em locais escuros como lavabos ou halls de elevadores. Aliás, a luminosidade é um dos aspectos mais críticos no que diz respeito a cultivar espécies em ambientes internos. O mais indicado é que as plantas fiquem posicionadas perto de janelas.

Qualidade do Ar

Algumas espécies ornamentais além de bonitas ainda cumprem o papel de melhoar a qualidade do ar interno através da metabolização de compostos químicos como benzenos, por exemplo. Boas opções para isso são as palmeiras do tipo ráfis (Rhapis excelsa) além de leque (Licuala grandis) bem como Dracenas. Já para quem deseja contar com plantas que apresentem boa resistência a dica é escolher opções como Filodendro (Philodendron) e Jibóia (Epipremnum pinnatum).

Nutrientes

Quando estiver pensando no tipo de espécie ornamental que vai cultivar dentro de casa é melhor ficar atento a questões arquitetônicas uma vez que será necessário encontrar locais assertivos para colocar os vasos e as jardineiras. Eles devem ser colocados em espaços que não atrapalhem a circulação das pessoas e que não fiquem deslocados em relação aos demais itens de decoração.

O substrato também merece uma atenção especial uma vez que ele deve ter a qualidade que a planta necessita bem como ter uma boa drenagem. Uma forma de resolver a questão é colocar em cima da terra uma manta sintética que é chamada de bidim e argila expandida (se preferir pode colocar brita). Faça regas equilibradas para atender as necessidades da planta, mas sem encharca-la.

A terra usada deve se do tipo bem fértil e rica em matéria orgânica uma vez que nos ambientes internos a planta não tem como fazer a reposição dos seus nutrientes da mesma forma que faria se estivesse num ambiente externo.

A jardinagem com plantas ornamentais tem crescido de forma significativa, pois já faz algum tempo que algumas plantas têm sido cultivadas somente pela sua beleza. Esse tipo de jardinagem ajuda a criar a decoração e a arquitetura dos ambientes. Em grande parte dos casos, as plantas são escolhidas como ornamentais de acordo com as suas cores, inflorescências, flores vistosas e outras características que as tornem sempre mais bonitas. Cada tipo de planta precisa de um cuidado especial para crescer forte e bonito, cumprindo o seu papel de ser ornamental.

Jardinagem Plantas Ornamentais

Jardinagem Plantas Ornamentais

Se você está pensando em criar um jardim com esse tipo de planta é bom saber que o homem aprimorou algumas dessas espécies de forma a ter plantas mais bonitas e que contribuam de forma ainda mais positiva para a sua decoração. Encontrar lojas especializadas nesse tipo de produto de jardinagem pode te ajudar a encontrar as melhores possibilidades. O seu jardim pode ficar lindo com esse tipo de planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.